Em 15 de agosto, o KDE lançou os Aplicativos KDE 19.08. Nós não os vimos no Discover. Três semanas depois, eles lançaram a v19.08.1. Do mesmo modo, nada no Discover. Hoje eles lançaram o KDE Applications 19.08.2 e, embora ainda não tenham aparecido no centro de software dos sistemas operacionais que usam o Plasma como ambiente gráfico, esse SIM aparecerá no Discover… ou deveria. A Comunidade KDE não carrega novas versões de seus aplicativos no repositório Backports até que sejam liberadas algumas versões de manutenção da série. E foi exatamente isso aconteceu. Assim, KDE Applications 19.08.2 são lançados.
Como uma versão de manutenção, a v19.08.2 dos aplicativos KDE não inclui nenhuma notícia pendente. Porém, ainda corrigem os erros encontrados nas v19.08 e v19.08.1. No total, conforme explicado no artigo sobre sua lista de novidades, foram corrigidos 123 bugs. Assim, eles tornarão o uso dos aplicativos KDE mais confiável. Além da lista de notícias, como de costume, eles também publicaram outro artigo no qual anunciam seu lançamento.
KDE Applications 19.08.2 são lançados e chegarão ao Discover em breve
A Comunidade KDE já explicou como e quando os aplicativos KDE são lançados: no dia do seu lançamento, eles estão disponíveis em formato de código, contudo, não podemos instalá-los no Discover, a menos que usemos o KDE neon.
Então, para usá-los no Kubuntu ou em qualquer outro sistema operacional, temos que esperar até que eles lancem algumas versões de manutenção. Então, isso significa que temos que esperar dois meses. Em outubro e após o lançamento em agosto, esta segunda versão de manutenção deve chegar ao Discover nas próximas horas. O contrário seria estranho.
O KDE Applications 19.08 é a segunda versão de 2019 do pacote de aplicativos KDE e veio com muitas melhorias.
Veja os recursos do KDE Applications 19.08
Dolphin
- Agora podemos iniciar o explorador de arquivos com o atalho de teclado META + E.
- Nova opção que reduz a desorganização da área de trabalho: quando já estiver aberta, se abrirmos pastas de outros aplicativos, essas pastas serão abertas em uma nova guia. A opção está ativada por padrão, mas podemos desativá-la.
- O painel de informações foi aprimorado com funções como arquivos multimídia que agora podem ser reproduzidos automaticamente quando os selecionamos ou que podemos copiar o texto do painel.
- Muitos pequenos bugs foram resolvidos para melhorar a experiência do usuário.
Gwenview
- A exibição em miniatura foi aprimorada.
- Agora você pode usar o “modo de baixo uso de recursos”, que carrega miniaturas de baixa resolução (quando disponíveis).
- Foi adicionado um novo menu “Compartilhar” que permite enviar imagens para vários lugares.
- Agora mostra a maioria dos metadados EXIF para imagens RAW.
Okular
- As anotações de linha têm novas formas disponíveis para adicionar às bordas, como setas.
- Suporte aprimorado para documentos ePub.
- Bordas de página aprimoradas.
- A ferramenta de marcador do modo de apresentação no modo Alto DPI foi aprimorada.
Kate
- Traga sua janela existente de volta para a frente quando solicitado a abrir um novo documento a partir de outro aplicativo.
- A função “Quick Open” classifica os elementos de acordo com o uso mais recente e pré-seleciona o elemento superior.
- A função “Documentos Recentes” agora funciona quando as configurações atuais estão definidas para não salvar as configurações de janelas individuais.
Konsole
- A função “split” vem nesta versão.
- A janela de preferências foi aprimorada para torná-la mais clara e fácil de usar.
Spectacle
- Ao fazer uma captura de atraso, o tempo restante para capturar na sua janela de título agora será exibido. Esta informação também aparecerá no gerenciador de tarefas ou na barra inferior.
- Se minimizarmos a janela do Spectacle quando ela estiver aguardando uma captura atrasada, um novo botão “Cancelar” será exibido para cancelar a captura de tela.
- Ao salvar uma captura, agora é exibida uma mensagem que nos permite abrir essa captura ou a pasta do contêiner.
Kontact
- O suporte para emojis coloridos Unicode foi incluído.
- Adicionado suporte para “discagem” no compositor de e-mail.
Kdenlive
- Novo grupo de combinações de teclado e mouse que nos ajudará a ser mais produtivos. Por exemplo, podemos alterar a velocidade de um clipe de cronologia com Shift + Redimensionar ou ativar a visualização das miniaturas dos clipes de vídeo mantendo Shift e movendo o mouse sobre a miniatura do clipe.
- As operações de edição de 3 pontos são consistentes com outros editores de vídeo, o que é especialmente interessante se mudarmos para o Kdenlive de outro editor.
Fonte: Ubunlog