Volvo XC40 (2020) é o nosso tema de hoje. Pois é, hoje vamos falar sobre os famosos carros elétricos e ainda rodando Android. O mês de outubro só lemos sobre as novidades no ramo automotivo, são mudanças no Android Auto, empresas investindo pesado e muitas outras novidades.
Mas, há todo um histórico que merece ser considerado antes de mais nada. Em 2018 o Google havia mostrado o seu sistema Android Automotive (Automotivo) em um XC40 que possuía um motor térmico, e agora a Volvo bateu o martelo e optou por escolher o Google Automotivo como o sistema que virá em seus próximos carros.
Antes de continuar a leitura, veja o painel do Volvo XC 40 EV já com o Android Automotive:
O novo lançamento da Volvo, o Volvo XC40 EV terá pleno acesso as ferramentas do Google, especialmente o Google Assistente e o Google Maps. Desta forma, o novo carro não vai precisar recorrer ao Android Auto durante o uso de alguns recursos, e assim, não haverá necessidade de uso de um smartphone para que tudo funcione.
A Play Store também estará disponível, e haverão até o lançamento do Volvo XC40 EV vários aplicativos focados no Android Auto. Então, os aplicativos que não forem compatíveis não serão exibidos da loja de aplicativos.
O Android Automotive é uma versão extremamente melhorada do tradicional Android Auto. Segundo a Volvo, o novo sistema deve oferecer aos seus usuários uma personalização ainda maior e de acordo com o perfil de cada um.
Para os usuários de dispositivos Apple, como o CarPlay, o Android Automotive é totalmente compatível, e vai funcionar sem grandes problemas para usuários do iPhone. Acreditamos que 2020 será o ano de carros elétricos e haverá uma maior adoção ao Android Automotive por outras empresas.