O aplicativo Android mais recente a ingressar no clube do Modo Escuro é o do Facebook. Hoje em dia a empresa é um dos quatro grandes nomes da tecnologia (junto com Apple, Amazon e Google) sendo investigados pelo Comitê Judiciário da Câmara e pelo Departamento de Justiça dos EUA por possíveis violações antitruste. Mas isso não impediu o desenvolvimento do modo escuro para o aplicativo Android.
Facebook no Android com Modo Escuro
O Messenger já possui uma opção de Modo Escuro, e o site do Facebook também oferece uma. Parece que o Facebook começou a testá-lo há alguns meses, pois um usuário do Reddit publicou uma captura de tela mostrando como o aplicativo apareceu no Modo Escuro há alguns meses. Tão rapidamente quanto o modo Dark apareceu, ele desapareceu.
Para quem não conhece o Modo Escuro, ele inverte a interface do usuário típica encontrada em um smartphone. Em vez de ver texto em preto sobre fundo branco, a interface do usuário mostra texto em branco sobre fundo preto; isso impedirá que os usuários “derretam” suas retinas com um fundo branco abrasador ao visualizar um aplicativo em um quarto escuro ou à noite. Além disso, aumentará a vida útil da bateria de aparelhos com tela AMOLED. Isso ocorre porque a cor preta é criada em um painel OLED desativando os pixels nas áreas apropriadas. Os pixels desativados não drenam a bateria. Este pequeno truque requer um Modo Escuro que usa um fundo preto real em oposição ao cinza que às vezes é usado.
Por fim, o WhatsApp, de propriedade do Facebook, também está testando várias versões do Modo Escuro. Como o WhatsApp, o Facebook parece estar demorando para lançar o Modo Escuro para o aplicativo Android. Quando chegar, é provável que haja muitos usuários do Android felizes em não ter os olhos irritados ou tensos ao ver o Facebook à noite.