Um laptop Kubuntu será lançado em breve, com o objetivo de oferecer uma experiência de laptop Linux de ponta, sobre o sabor KDE do Ubuntu. Até hoje, a maioria dos laptops equipados com Ubuntu está executando o sabor oficial, é claro, com o GNOME Shell. No entanto, para aqueles que desejam um laptop com as bênçãos do Canonical e do Kubuntu Council com o uso do Kubuntu, uma nova opção está disponível via Mind Share Management. O Conselho do Kubuntu recebe uma “contribuição significativa” de cada laptop vendido. Os novos aparelhos estarão disponíveis em 2020.
Características do laptop com Kubuntu que será lançado em 2020
Este não é um design de laptop feito a partir do zero, mas baseado em um Clevo p960rd com alterações para melhorar a experiência do Linux. Já em relação ao sistema operacional Kubuntu, o alvo é o Kubuntu 19.10 e a nova versão 20.04 LTS, que deve ser lançada em abril de 2020. Entretanto, ele virá com:
- algumas alterações em torno da criptografia de disco completo;
- OpenVPN;
- fazendo uso do tema escuro do Kfocus;
- Google Chrome etc.
As especificações do laptop são fornecidas com Intel Core i7 9750H, NVIDIA GeForce RTX 2060, 32 GB de RAM, 1 TB SSD Samsung NVMe, tela de 16,1 polegadas 1080p, teclado retroiluminado por LED, chassi de metal + plástico e com garantia de dois anos.
É um pouco interessante com a escolha dos gráficos da NVIDIA para um laptop Linux. Porém, eles realmente estão indo para o high-end e, infelizmente, não são muitos os designs de laptop com gráficos Radeon.
Isso é tudo por enquanto, com o embargo inicial de informações que acabou de expirar no Kubuntu Focus. Em breve, espera-se contato com o dispositivo. Fique ligado para mais informações antes do lançamento oficial, que deve ocorrer em meados de janeiro de 2020.