Unity não morreu: na ficção e na realidade, ele continua em uso

Claylson Martins
Claylson Martins
Unity no anime. Reprodução OMG Ubuntu

Embora a Canonical não desenvolva mais o Unity 8 para o Ubuntu, a equipe do UBports continua desenvolvendo o Ubuntu Touch mobile como um projeto da comunidade. Então, como parte deste processo, eles trabalham no Unity 8 para seus dispositivos e suporte de desktop. No entanto, se você espera ver o Unity 8 rodando bem no Ubuntu 20.04 LTS, isso pode demorar um pouco. Porém, não é somente no mundo real que ele sobrevive. O Unity foi visto rodando em um anime japonês. Os detalhes você acompanha ao longo do texto. 

Unity não morreu: na ficção e na realidade, ele continua em uso

O Ubuntu 20.04 LTS será lançado em abril, mas ainda pode demorar um ano até que o Unity 8 seja considerado “utilizável” na área de trabalho atualizada.

Os desenvolvedores do UBports responderam a uma pergunta sobre o Unity 8 para Ubuntu 20.04:

No sentido de ter algo disponível para download, é muito provável que sim. Mas utilizável definitivamente não. Ele ainda precisa de muito trabalho em relação à área de trabalho. Esperar algo vagamente utilizável no espaço de um ano pode ser possível, porém, não estamos fazendo promessas.Como em todo esse tipo de trabalho, mais participação de desenvolvedores experientes ajudaria muito. Esta é uma área altamente avançada e especializada, portanto, encontrar as pessoas serão difíceis.

Mais detalhes sobre o trabalho dos UBports em torno do Ubuntu Touch em 2020 podem ser encontrados na sua mais recente discussão de perguntas e respostas.

 

Unity em anime

E além de estar ainda vivo por meio da equipe da UBports, o Unity 8 foi visto rodando em um anime japonês. A descoberta foi mostrada pela equipe do site OMG Ubuntu. De acordo com o site, nos episódios recentes de Rikei ga Koi ni Ochita no Shoumei shitemita”, uma nova adaptação do mangá popular de mesmo nome, Alex descobriu algo bem familiar nada mais, nada menos que o desktop Unity!

Como você pode ver na tela acima, esta é a área de trabalho real do Unity. Logotipo do Ubuntu, ícones do LibreOffice, papel de parede padrão, até o antigo logotipo do menu da sessão ‘spiky’.

Para quem não sabe, a Canonical abandonou o desktop em 2017 (e esse anime foi criado em 2019).

Com alguma ajuda, Alex compilou os dois trechos relacionados ao Unity que ele viu na série no breve vídeo a seguir. Isem ter de assinar o Crunchyroll ou qualquer outro serviço que os desenhos.

Com informações de Phoronix e OMG Ubuntu!

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.