Os desenvolvedores do GitHub que preferem a linha de comando (CLI) em um terminal ganharam uma ferramenta CLI oficial para gerenciar alterações em projetos de código aberto. Assim, a Microsoft, que comprou o GitHub, diz que ele ficou mais atraente a desenvolvedores. O GitHub anunciou a versão beta da interface da linha de comandos (CLI), chamada GitHub CLI ou ‘gh’ na linha de comando. Assim, ela, permite aos desenvolvedores digitar e executar código do terminal em vez de usar um ambiente de desenvolvimento integrado gráfico (IDE).
A versão beta da CLI do GitHub está disponível hoje para macOS, Windows e Linux (Debian, Fedora/CentOS e Arch) na página da CLI do GitHub.
Microsoft anuncia GitHub CLI para desenvolvedores
O GitHub observa que a CLI está em “desenvolvimento inicial”, mas traz solicitações de recebimento, problemas e mais conceitos do GitHub para o terminal.
Os comandos atuais incluem solicitações pull de status, list, view, check out, e create. Os chamados issue commands incluem: status, list, view, e create.
O site de compartilhamento de código de propriedade da Microsoft reconhece que sua ferramenta ‘hub’ tem sido tradicionalmente a ferramenta de linha de comando não oficial para interagir com o sistema git para monitorar alterações no código-fonte no processo de desenvolvimento de software.
A CLI do GitHub, por outro lado, está sendo usada para explorar como seria uma ferramenta CLI oficial com um “design fundamentalmente diferente”.
Enquanto as duas ferramentas trazem o GitHub para o terminal, o hub se comporta como um proxy para o git e o gh é uma ferramenta independente, explica o GitHub.
O GitHub iniciou a CLI do GitHub com problemas e solicitações de recebimento porque elas são usadas diariamente pelos desenvolvedores.
O GitHub argumenta que a CLI ajudará a aumentar a produtividade do desenvolvedor, por exemplo, usando gh para filtrar listas de problemas para mostrar problemas marcados com rótulos de ‘help wanted’.
Os desenvolvedores também podem usar o gh para visualizar rapidamente detalhes sobre um bug que eles provavelmente podem corrigir, exibir o status do trabalho, verificar rapidamente as solicitações de recebimento.