A Blender Foundation acaba de lançar o Blender 2.82, uma nova atualização do popular software de computação gráfica 3D de código aberto e gratuito que adiciona novos recursos e inúmeras melhorias. A principal novidade do Blender 2.82 lançado é que ele vem com AI Denoiser para GPUs Nvidia RTX.
O Blender 2.82 chega dois meses e meio após a versão 2.81 como a segunda maior atualização da série 2.80, adicionando um Denoiser acelerado por IA para placas gráficas NVIDIA RTX que suporta múltiplas GPUs. O AI Denoiser está embutido no sistema de camadas de visualização do Blender e gera ótimos resultados com amostras.
Além disso, esta versão introduz a capacidade de exportar arquivos USD de código aberto (Universal Scene Description) da Pixar, integração total do sistema de mapeamento UV com base em mosaico UDIM e um novo sistema Mantaflow para criar fogo, fumaça, líquido e simulações de gás.
Blender 2.82 é lançado com AI Denoiser para GPUs Nvidia RTX e muito mais
As simulações de tecidos foram aprimoradas no Blender 2.82 para facilitar a simulação de balões e cushions, além de fazer com que o tecido se comporte como um corpo macio. Também foram aprimorados os Cycles, que agora são fornecidos com novas operações para o node Math, uma nova opção Random Per Island para o node Geometry e novos modos de interpolação para o Map Range.
Também incluído nesta versão está o suporte para AOVs de shader personalizados, melhores node sockets, a capacidade de visualizar passagens na Viewport, suporte para materiais transparentes para se misturarem corretamente com volumetria, mapping normal para non-mesh e inúmeras melhorias para a interface do usuário.
Você pode baixar o Blender 2.82 agora mesmo no site oficial para sistemas GNU/Linux, macOS e Windows.
Para obter uma visão geral rápida das alterações incluídas nesta versão, confira o vídeo abaixo.
Para mais detalhes e exemplos do que alguns dos novos recursos podem fazer, visite a página de anúncio do lançamento.