GIMP 2.10.18 lançado oficialmente

Claylson Martins
Por Claylson Martins

O poderoso editor e visualizador de imagens de código-fonte aberto e gratuito do GIMP recebeu um novo grande lançamento, o GIMP 2.10.18, que traz vários novos recursos e melhorias. O GIMP 2.10.18 foi lançado oficialmente três meses após a versão 2.10.14. Esta deve ser a versão que a maioria de vocês está executando em suas distribuições GNU/Linux. No entanto, a equipe de desenvolvimento lançou a versão 2.10.16 há uma semana sem anunciar nada oficial. Agora, o GIMP 2.10.18 está aqui, e finalmente temos detalhes sobre os novos recursos que foram implementados durante este ciclo.

Consolidated UI for merging layers and anchoring floating selections

Sem mais demora, os destaques do novo GIMP 2.10.18 lançado oficialmente incluem:

GIMP update brings tool groups, by Aryeom

 

  • uma nova ferramenta de transformação 3D para permitir que os usuários girem e movimentem itens no espaço 3D (você pode conferir em ação abaixo);
  • um novo tema simbólico de alto contraste;
  • um nova opção “Visualização composta” para a maioria das ferramentas de transformação;
  • e a capacidade de agrupar ferramentas por padrão na caixa de ferramentas, que é ativada por padrão após a atualização para esta versão.

Você pode personalizar grupos criando novos e arrastando ferramentas entre eles. As alterações entrarão em vigor imediatamente. Ou você pode desativar completamente o agrupamento. Você encontrará opções de configuração na página Interface/Caixa  de ferramentas da   caixa de diálogo Preferências, explicaramu os desenvolvedores.

[videopress BaysQDdU]

 

Nova ferramenta de transformação 3D no GIMP 2.10.18

[videopress DdNrk1g0]

  • O GIMP 2.10.18 também adiciona um estilo compacto para controles deslizantes por padrão para melhor interação do usuário, faz com que os pincéis do ABR sejam carregados mais rapidamente do que nas versões anteriores e destaca as áreas acopláveis ao arrastar uma caixa de diálogo.
  • Além disso, esta versão torna o carregamento de arquivos PSD importados do Adobe Photoshop muito mais rápido, especialmente para arquivos grandes, e suporta o carregamento de arquivos PSD CMYK (A).
  • Entre outras mudanças, há uma melhor pintura de simetria, o movimento de visualização do contorno do pincel agora é muito mais suave na tela;
  • a caixa de diálogo Camadas para mesclar camadas e anexar seleções flutuantes foi consolidada;
  • e a implementação que notifica os usuários de novas versões do GIMP ficou mais inteligente.
  • [videopress OzOu2FmV]

Um total de 28 erros foram corrigidos nesta versão que também atualiza 15 traduções de idiomas.

GIMP 2.10.18 lançado oficialmente

Onde baixar?

GIMP 2.10.18 lançado oficialmente

Não deixe de verificar a página do anúncio da versão para obter capturas de tela e mais detalhes sobre os novos recursos e melhorias adicionados nesta versão.

[videopress jMAecctQ]

Como de costume, você pode baixar o GIMP 2.10.18 agora mesmo no site oficial. Você também deve poder instalar esta versão a partir dos repositórios de software estáveis da sua distribuição GNU/Linux favorita nos próximos dias.

[videopress xUBTSNWx]

Enquanto isso, a equipe de desenvolvimento está trabalhando duro no próximo grande lançamento, o GIMP 3.0, que será totalmente portado para o GTK3.

[videopress CnwGh1Aw]

9to5 Linux

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.