Duas grandes novidades surgiram nesta semana para os fãs de jogos, especialmente aqueles que utilizam sistema operacional baseado no Linux. O Wine 5.3 acaba de ser lançado com várias melhorias e a Valve revela SteamVR 1.10.
O Wine 5.3 é o mais recente instantâneo quinzenal de desenvolvimento a caminho do Wine 6.0 no próximo ano.
Notável que esta versão é um trabalho conjunto no suporte ao tempo de execução Ucrtbase, que é a biblioteca UCRT usada pelo Microsoft Visual C ++ para componentes independentes do compilador, como a biblioteca C padrão e várias extensões. O suporte ao tempo de execução do Ucrtbase ainda não está totalmente conectado, mas está chegando lá.
O Wine 5.3 também oferece suporte completo à normalização Unicode, aprimoramentos no manuseio de Shell Folders e 29 correções conhecidas. As correções de erros variam do IKEA Home Planner a várias correções de jogos.
Esses bugs corrigidos incluem menos problemas para: Far Cry 5, Gothic II: Night of the Raven, uma correção para vários instaladores travando, Detroit: Become Human, Warhammer Online, Age of Empires III além de uma outra vasta lista de jogos.
Mais detalhes sobre o Wine 5.3 em WineHQ.org.
A fonte está disponível nos seguintes locais:
https://dl.winehq.org/wine/source/5.x/wine-5.3.tar.xz
http://mirrors.ibiblio.org/wine/source/5.x/wine-5.3.tar.xz
Pacotes binários para várias distribuições estarão disponíveis em:
https://www.winehq.org/download
Você encontrará documentação em https://www.winehq.org/documentation
Você também pode obter a fonte atual diretamente do repositório git.
Verifique https://www.winehq.org/git para obter detalhes.
Assim, o novo projeto Wine certamente está chegando, com um trabalho incrível de todos os colaboradores, tornando o Linux o mais útil possível para pessoas de todos os tipos, para todos os tipos de uso, de jogos a aplicativos.
Valve revela SteamVR 1.10 com um novo painel
A Valve continua desenvolvendo rapidamente no SteamVR, enquanto tentam aumentar os limites do que a VR pode fazer tanto no lado do hardware quanto do software com o SteamVR 1.10 disponível agora. Também não é uma versão beta, uma nova versão adequada.
Uma grande atualização ocorreu também em relação ao Dashboard que a Valve afirma “entrar nos seus jogos rapidamente”. O recurso tem um novo design curvo que está mais próximo para dar maior clareza e apresenta uma lista recente de jogos para entrar imediatamente.
Este novo lançador inclui ainda várias outras melhorias. Existe a capacidade de alterar rapidamente o volume, mais configurações foram adicionadas para alternar entre elementos da interface do usuário, uma aparência mais agradável e mais refinada do teclado, melhorias de desempenho e algumas correções. Além disso, o SteamVR Desktop View, o próprio SteamVR, o SteamVR Home e o SteamVR Input também tiveram grandes melhorias.
Em relação especificamente ao Linux, a Valve também deu uma pequena atenção, pois apresentou essas correções:
- Corrigido um caso em que o painel desaparecia.
- Corrigida uma falha no vrwebhelper no desligamento.
- Corrigido o ‘Reiniciar o SteamVR‘ e outros atalhos baseados em URL que fazem parte da nova interface de configurações.
Notas de versão completas do SteamVR 1.10 podem ser achadas aqui.
No que se refere ao VR: infelizmente, a Valve não se proncuncia em um lançamento Linux do Half-Life.
Com informações de Gaming on Linux