Uma das piores coisas sobre os desastres é que, quando você precisa de ajuda, não pode obtê-la porque os links de comunicação se desintegram. É aí que o firmware open source do dispositivo IoT do Project OWL da Linux Foundation é útil.
O Project OWL (Organização, Paradeiro e Logística) cria uma rede em malha de dispositivos da Internet das Coisas (IoT) denominada DuckLinks. Esses dispositivos habilitados para Wi-Fi podem ser implantados ou ativados em áreas de desastre para restabelecer rapidamente a conectividade e melhorar a comunicação entre os socorristas e os civis necessitados.
Linux Foundation torna open source o firmware IoT do Project OWL
No OWL, um portal central se conecta a DuckLinks resistentes a água que funcionam a energia solar e a bateria. Isso cria uma rede local (LAN). Por sua vez, eles ativam um portal cativo de Wi-Fi usando LoRa (rádio de longo alcance) de baixa frequência para conectividade com a internet. O LoRA tem um alcance maior, cerca de 10 km, do que as redes celulares.
Além disso, o LoRa evita o risco de ter sua largura de banda regulada por operadoras de celular. A propósito, isso realmente aconteceu em 2018 no Mendocino Complex Fire do norte da Califórnia, quando a Verizon diminuiu a velocidade da internet das equipes de emergência.
O DuckLinks fornece uma rede de malha de emergência para todos os dispositivos habilitados para Wi-Fi no alcance. Assim, isso pode ser usado tanto por pessoas que precisam de ajuda quanto por socorristas que tentam entender a situação com a análise de dados. Portanto, armados com essas informações, eles podem formular um plano de ação.
Os DuckLinks devem ser fáceis de implantar e usar.
Você realmente não precisa de um dispositivo DuckLink. O firmware OWL de código aberto pode rapidamente transformar um dispositivo sem fio barato em um DuckLink usando o Protocolo ClusterDuck. Ele é um nó de rede em malha, que pode ser conectado a qualquer outro Duck próximo.
OWL é mais do que apenas hardware e firmware. Além disso, ele é um programa analítico baseado em nuvem. O Software de gerenciamento de dados OWL pode ser usado para facilitar a organização, o paradeiro e a logística para resposta a desastres.
Origem do projeto OWL
O projeto OWL tem uma história de origem interessante. Foi o vencedor global do David Clark Cause e o Desafio Global de Chamada de Código da IBM. O Desafio Global do Call for Code da IBM incentiva e promove a criação de aplicativos práticos construídos em software de código aberto. Portanto, essa iniciativa global de cinco anos e US$ 30 milhões é um grito de guerra para os desenvolvedores usarem suas habilidades de código aberto para promover mudanças globais positivas e duradouras.
Por fim, Michael Dolan, vice-presidente de programas estratégicos da Linux Foundation, disse:
Ao desenvolver tecnologias que podem ter um impacto direto na vida humana, é mais importante do que nunca reunir a maior comunidade global possível de desenvolvedores trabalhando com um modelo de governança aberto. Dessa forma, a solução de tecnologia do Project OWL está fornecendo melhores informações e análises e permitindo uma distribuição mais rápida de recursos e atendimento onde e quando for mais necessária. Temos orgulho em apoiar uma causa tão valiosa.
Fonte: ZDNET