A ferramenta de brilho do teclado integrada ao Linux no nível do sistema operacional agora pode ser usada para ajustar a luz de fundo dos laptops Razer também, graças a um driver de terceiros. Em outras palavras, os laptops Razer terão controle de brilho do teclado no Linux.
O Redditor UKSFM99 conseguiu contornar o que eles descrevem como a “maneira estranha de controlar a luz de fundo do teclado nos teclados” da Razer, podendo eventualmente ajustar o nível da luz de fundo usando os controles nativos disponíveis no Linux.
Estou muito feliz por finalmente ter trabalhado nisso, mas essencialmente consegui expor um arquivo sysfs em /sys/class/leds/ que agora permite ao KDE e ao Gnome ver a luz de fundo do teclado como uma luz de fundo ‘normal’, e podem controlar a luz de fundo do teclado nativamente, dependendo do que eu defini no gerenciamento de energia para energia CA ou bateria ”, explicam, acrescentando que demorou menos de três meses para tornar tudo possível.
Disponível apenas para laptops Razer
O redditor insiste que este projeto é diferente do OpenRazer, e o que ele faz é oferecer suporte nativo para ativar o controle de luz de fundo no Linux sem a necessidade de outro software (o mesmo driver também pode ser usado para controlar a velocidade do ventilador).
Laptops Razer terão controle de brilho do teclado no Linux
O projeto é direcionado apenas aos laptops da Razer por enquanto, mas o UKSFM99 explica que em algum momento no futuro eles planejam ter todo o código atualizado no kernel Linux.
É uma pena que a Razer tenha dito que eles ‘suportam o linux’, o que é uma mentira no momento. Por isso, criei esse driver com base em minha própria frustração. Talvez eu possa portá-lo no Windows algum dia apenas para salvar as pessoas de malware, dizem eles.
Uma demonstração de como a luz de fundo de um teclado de laptop Razer pode ser ajustada usando a ferramenta nativa no Linux está incorporada abaixo e, para obter mais informações, consulte a página GitHub do projeto aqui.