O Google anunciou um recurso de cancelamento de ruído para o Meet, impedindo que os participantes ouvissem ruídos indesejados, em abril. A empresa planejava levar o recurso a mais organizações do G Suite em mais mercados.
Todos já participamos de uma videoconferência em que o ruído de fundo proveniente do microfone de alguém arruinou toda a conversa. Embora isso seja facilmente resolvido com o silêncio, o problema persiste se o participante precisar falar.
Em um documento de suporte, o Google diz que o cancelamento de ruído seria lançado para usuários da Austrália, Brasil, Índia, Japão e Nova Zelândia. Como resultado, o recurso está sendo lançado no Brasil.
Cancelamento de ruído do Google Meet está sendo lançado no Brasil
A tecnologia usa modelos de inteligência artificial para filtrar os ruídos de fundo da fala real. Ao longo do tempo, ele foi treinado pelas equipes do Google usando gravações de reuniões internas e vídeos do YouTube para entender quais sons precisam ser cancelados.
Dado o contexto atual, muito mais pessoas estão trabalhando em casa, o que naturalmente levou a mais ruídos indesejados em segundo plano, como cachorros latindo. Isso deu às equipes uma grande oportunidade de testar o recurso e acelerar sua distribuição.
Como a tecnologia ainda é recente, as equipes de pesquisa estão começando com uma abordagem relativamente suave, o que significa que o denoiser (como é chamado coloquialmente) pode não bloquear o “ruído” se o seu filho falar com você durante uma reunião, pois isso ainda pode ser considerado discurso.
Da mesma forma, a respiração e a tosse não serão filtradas inicialmente, para evitar que a experiência não seja natural. O cancelamento de ruído ainda está sendo ajustado, pois é muito difícil filtrar ruídos muito próximos ao microfone, como pressionamentos de tecla ou música, que podem ser difíceis de isolar.
O objetivo final é tornar a conversa mais suave, portanto, se o ruído de fundo é totalmente cancelado ou apenas abafado, não importa tanto, desde que as pessoas possam permanecer concentradas na conversa e se entender claramente.
Fonte: Android Police