Google anuncia novos recursos para desenvolvedores na “Hey Google” Smart Home Summit

Leonardo Santana
Por Leonardo Santana

Esta semana, o Google está hospedando seu virtual “Hey Google” Smart Home Summit, um evento de dois dias focado nas novas ferramentas e recursos para a comunidade de desenvolvedores de residências inteligentes. No evento, o Google anuncia algumas ferramentas e rotinas de plataforma para os desenvolvedores conhecerem.

Em abril, o Google anunciou um conjunto de Smart Home for Entertainment Device (SHED) que incluía dispositivos como decodificadores, alto-falantes e consoles de marcas como Xbox, Roku, Dish e LG. Como resultado, o Google está publicando essas APIs para qualquer smarTV, decodificador ou desenvolvedor de jogos. Além disso, o Google anunciou que está expandindo as opções SHED para incluir receptores AV, caixas de streaming, sticks de streaming, barras de som, barras de som de streaming e alto-falantes; e estão introduzindo uma nova característica chamada “Canal” para permitir que o Assistente do Google reconheça comandos para alterar o canal.

Google anuncia novos recursos para desenvolvedores na “Hey Google” Smart Home Summit

Em seguida, o Google reitera seu trabalho no recurso Smart Controls de dispositivos domésticos no Android 11. Como você deve saber, o menu de energia no Android 11 agora pode exibir controles para dispositivos domésticos inteligentes. Os controles são personalizáveis e também podem ser acessados a partir da tela de bloqueio.

O Google deseja garantir que os controles domésticos inteligentes estejam relatando com precisão o estado do dispositivo IoT conectado. O Google diz que eles introduzirão mais ferramentas para medir a confiabilidade e a latência do seu aplicativo, ajudando a melhorar e depurar os relatórios de estado.

Google anuncia novos recursos para desenvolvedores na "Hey Google" Smart Home Summit
Esta semana, o Google está hospedando seu virtual “Hey Google” Smart Home Summit.

Registro e rotinas

O Google também quer que os desenvolvedores conheçam os aprimoramentos recentes nas ferramentas de registro. A empresa integrou ferramentas de métricas de registro de eventos e uso do Google Cloud Platform. Assim, dará aos desenvolvedores visibilidade de suas integrações inteligentes em casa. O Local Home SDK, o fluxo de vinculação da conta e os eventos da Smart Home receberam aprimoramentos no log. Portanto, os desenvolvedores podem analisar métricas agregadas do console do desenvolvedor ou criar métricas baseadas em logs para encontrar tendências.

Por fim, mais dispositivos do Google Assistant ganharão detecção de presença, para que possam disparar automaticamente rotinas com base no fato de o usuário estar em casa ou fora. A nova característica do Efeito das luzes também foi divulgada para permitir que os desenvolvedores aumentem ou diminuam lentamente as luzes inteligentes em horários específicos ou quando um alarme matinal é acionado. No final deste ano, o Google também habilitará os efeitos Sono e Despertar suaves imediatamente para qualquer luz inteligente.

Fonte: XDA Developers

Share This Article
Follow:
Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.