Distribuição Neptune 6.5 lançada

Claylson Martins
Por Claylson Martins

Suporte aprimorado ao hardware e aplicativos mais recentes fazem parte da distribuição Neptune 6.5 lançada com bse no Debian GNU/Linux. Sendo assim, o sistema Neptune chega com um kernel mais recente para melhor suporte de hardware e as mais recentes atualizações de software e correções de segurança dos repositórios Debian Buster.

Surpreendentemente, o Neptune 6.5 é o primeiro lançamento da série Neptune 6.0, lançada no ano passado em agosto. Portanto, esta é a primeira versão a ser baseada na mais recente série de sistemas operacionais Debian GNU/Linux 10 “Buster”.

Apelidado de “Jet”, o Neptune 6.5 está aqui principalmente para reforçar o suporte de hardware, especialmente para computadores UEFI com Secure Boot, transferindo o kernel para a série Linux 5.6, que realmente chegou ao fim da vida útil no mês passado, assim como o systemd init para a versão 245.6 e atualizando vários firmware proprietários incluídos.

Distribuição Neptune 6.5 lançada com mudanças para hardware e software

Distribuição Neptune 6.5 lançada

Em termos de software, esta versão vem com alguns dos aplicativos e componentes principais mais recentes, incluindo a suíte de escritório LibreOffice 6.4.5,  editor de gráficos vetoriais Inkscape 1.0, navegador Chromium 83, cliente de e-mail Mozilla Thunderbird 68.10, media player VLC 3.0.11, bem como a estrutura multimídia FFmpeg 4.1.4 e o sistema de som PulseAudio 13.

Sendo uma distribuição baseada no KDE, o Neptune 6.5 também é fornecido com o software KDE mais recente disponível nos repositórios Debian GNU/Linux 10 “Buster”. Isso inclui o ambiente de área de trabalho do KDE Plasma 5.14.5 e o pacote de software do KDE Frameworks 5.54.0, todos compilados no Qt 5.11.3.

No entanto, existem alguns ajustes incluídos no ambiente de desktop KDE Plasma, mais especificamente o gerenciador de janelas KWin, que devem proporcionar uma experiência mais suave, removendo o limite de 60 quadros por segundo.

Além disso, esta versão também atualiza a aparência do Neptune Linux. Assim, oferece aos usuários um novo estilo padrão para o próximo grande lançamento do Neptune 7. Porém, a data de lançamento ainda não foi anunciada.

Você pode baixar o Neptune 6.5 agora mesmo no site oficial. Entretanto, se estiver executando o Neptune 6.0, basta atualizar suas instalações usando o comando abaixo. Além disso, não se esqueça de ativar o repositório Debian Buster Backports para receber também os aplicativos mais recentes .

sudo apt update && sudo apt full-upgrade
9to5 Linux
Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.