Neste artigo vamos mostrar como instalar no Linux o VeraCrypt que é um software de criptografia de disco gratuito, que se baseia no TrueCrypt. O programa adiciona uma segurança reforçada para os algoritmos usados na criptografia de partições e de sistema tornando-se imune aos novos desenvolvimentos em ataques de força bruta.
Por exemplo, quando a partição do sistema está criptografada, o TrueCrypt usa o PBKDF2-RIPEMD160 com 1000 iterações coisa que no VeraCrypt acontece com 327670. E para outras partições e recipientes padrão, o TrueCrypt usa no máximo 2000 iterações, mas o VeraCrypt usa 655340 para RIPEMD160 e 500000 iterações para SHA-2 e Whirlpool.
Esta segurança aprimorada adiciona algum atraso apenas para a abertura de partições encriptadas sem qualquer impacto no desempenho para a fase de utilização do aplicativo. Isto é aceitável para o legítimo proprietário, mas torna muito mais difícil para um invasor obter acesso aos dados criptografados.
Instalando o VeraCrypt no Linux
Abaixo vamos mostrar como instalar em qualquer sistema Linux, confira a sua arquitetura e siga os procedimentos abaixo. Todos os comandos abaixo foram executados como Root, mas você pode usar o sudo sem nenhum problema!
Para 32 bits execute o seguinte:
Para 64 bits execute o seguinte:
Alguns comandos que você deve saber:
Criar um novo volume:
Monte um volume:
Montar um volume como somente leitura, usando keyfiles:
Montar um volume sem montar seu sistema de arquivos:
Montar um volume com senha:
Desmontar um volume:
Desmonte todos os volumes montados: