Toshiba abandona o setor de laptops

Claylson Martins
Por Claylson Martins

A Toshiba anunciou formalmente sua saída do negócio de laptops após um período de 35 anos. Na semana passada, a gigante japonesa de tecnologia disse que as ações em circulação da Dynabook, 19,9%, agora pertencem à Sharp. Dynabook, antes conhecido como Toshiba America Client Solutions e principal braço de laptop da Toshiba, foi renomeado em janeiro de 2019. Em junho de 2018, a Sharp adquiriu 80,1% do negócio e agora, Dynabook é de propriedade integral do conglomerado japonês.

Em 30 de junho de 2020, sob os termos do contrato de compra de ações, a Sharp exerceu uma opção de compra para as ações em circulação remanescentes da Dynabook detidas pela Toshiba, e a Toshiba concluiu os procedimentos para sua transferência, disse a Toshiba em um comunicado.

A Toshiba lançou seu primeiro PC em 1985, seguindo os passos do PC da IBM em 1981. O T1100, lançado na Europa, foi um dos primeiros designs de laptop do mercado e utilizou disquetes. A empresa lançou então laptops nos Estados Unidos e no Japão no ano seguinte.

Toshiba abandona o setor de laptops

Toshiba abandona o setor de laptops

Desde então, no entanto, a Toshiba tem lutado com uma competição acirrada e perdas financeiras, agravadas por um escândalo contábil de 2015, no qual a empresa admitiu ter superestimado os lucros em até US $ 2 bilhões nos sete anos anteriores.

Uma vez tornado público, a Toshiba procurou se reestruturar, cortando drasticamente sua força de trabalho, estabelecendo uma nova equipe de gerenciamento e vendendo uma série de ativos, incluindo fábricas e o negócio de sensores de imagem da empresa para a Sony.

A empresa também vendeu ativos pertencentes ao braço de energia nuclear da Toshiba, Westinghouse Electric Company, em 2018 por US$ 4,6 bilhões. A empresa, que faliu, foi objeto de uma ação judicial após desistir da planejada construção de duas usinas nucleares na Carolina do Sul.

A Toshiba se viu envolvida no processo judicial, que buscava indenização pelos projetos fracassados. Porém, no mês passado (.PDF), a ação foi retirada.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.