System76 prepara laptop Coreboot com Core i9 10900K e até 128 GB de RAM

Claylson Martins
Claylson Martins

A empresa System76 prepara um novo laptop Coreboot com Core i9 10900K e até 128 GB de RAM. Portanto, o que vem por aí promete grande performance e rodando Linux. Este ano, ela já teve uma série de lançamentos de hardware interessantes. Sendo assim, o próximo é um novo laptop Bonobo WS de alta tecnologia.

A System76 começou a criar um novo laptop Bonobo WS com um processador Intel Core i9 10900K para desktop, até 128 GB de memória DDR4-3200, com uma GPU NVIDIA GeForce RTX 2080 SUPER, quatro slots M.2 para muitas opções de armazenamento, um 97 Bateria Wh e alto-falantes amplificados completos com um subwoofer.

Pelo menos é o que garante o engenheiro da System 76, Jeremy Soller, em uma postagem do último dia 14 no Twitter.

System76 prepara laptop Coreboot com Core i9 10900K e até 128 GB de RAM

System76 prepara laptop Coreboot com Core i9 10900K e até 128 GB de RAM

Para tornar o dispositivo mais interessante do que laptops com especificações semelhantes, o novo Bonobo WS terá Coreboot.  Assim como as gerações recentes de sistemas Intel executando Coreboot, ainda existem blobs binários envolvidos em torno do Intel FSP e outros componentes que ainda não foram liberados. Portanto, não é um BIOS ou firmware totalmente livre. Contudo, é um passo na direção certa, pelo menos em comparação com uma alternativa completamente fechada.

Para tornar o suporte Coreboot uma realidade, a NVIDIA forneceu documentação sobre o Optimus e outras áreas em torno de sua interface de firmware para que o suporte pudesse ser adicionado. No entanto, os documentos que a NVIDIA forneceu aos engenheiros do System76 estão sob NDA.

Ainda não há informações sobre preço, peso ou duração da bateria para este laptop Linux com especificações ultrarrápidas.

TAGGED:
Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.