Huawei anuncia HarmonyOS 2.0 em todos seus smartphones em 2021

Claylson Martins
Claylson Martins
O sistema operacional Harmony OS da Huawei não é uma cópia do Android ou iOS.

A guerra comercial entre China e Estados Unidos ganhou hoje um capítulo importante. As especulações estavam certas e a chinesa Huawei, sediada em Shenzhen, anuncia oficialmente que o HarmonyOS 2.0 estará em todos seus smartphones em 2021. O comunicado ocorreu na Huawei Developer’s Conference (HDC) de hoje. O sistema operacional próprio da Huawei deve ser visto em smartphones no próximo ano.

Richard Yu, o CEO da Huawei CBG, revelou o roteiro para o HarmonyOS 2.0. Ele também sugeriu que o sistema operacional estará disponível para smartphones em outubro de 2021. Além disso, o Huawei Mobile Services (HMS) se tornou o terceiro maior ecossistema de aplicativos móveis do mundo, com 1,8 milhões de desenvolvedores. Neste caso, as sanções impostas pelo governo de Donald Trump levarão a uma independência tecnológica ainda maior da dos chineses.

Eles foram impedidos de comercializar hardware e software desenvolvidos nos EUA ou países aliados. Assim, se viram, de uma hora para outra, sem sistema operacional para celulares (Android) ou para seus demais aparelhos como notebooks (que usam principalmente o Windows da Microsoft). O HarmonyOS vem em desenvolvimento desde o ano passado e acelerou nos últimos meses com as várias retaliações norte-americanas.

Huawei anuncia HarmonyOS 2.0 em todos seus smartphones em 2021. Versão beta está disponível

Anúncio Huawei HarmonyOS 2.0_ AI audiovisuais

Assim, a partir de hoje, o HarmonyOS 2.0 Beta versão SDK estará disponível. A primeira rodada de distribuições oferecerá suporte a smartwatches, TVs e sistemas automotivos. A versão beta das ferramentas de desenvolvedor para smartphones será lançada em dezembro.

Wang Chenglu, presidente de desenvolvimento de software da Huawei CBG, também falou sobre as melhorias do HarmonyOS 2.0 em relação à versão original. Ele falou sobre um aumento nos recursos de distribuição, como gerenciamento de arquivos e GPS. Os recursos de privacidade e segurança também foram aprimorados no HarmonyOS 2.0.

Características do HarmonyOS 2.0

Em sua palestra, Chenglu descreveu o firewall e um recurso de IA que detecta ameaças desconhecidas, que foi implementado pela primeira vez. Existem diferentes níveis de segurança para diferentes dispositivos na plataforma para garantir que os usuários tenham o controle de seus dados.

A empresa demonstrou um recurso de colaboração multitela, que foi aprimorado para HarmonyOS 2.0. Mostrou aulas colaborativas rodando em uma TV, enquanto um tablet está sendo usado para interagir com o material do curso. A Huawei também fez anúncios sobre realidade aumentada. O Huawei AR Maps baseado no Cyberverse é a próxima aposta da empresa em RA.

Para os sistemas de infoentretenimento em carros, a Huawei introduziu os audiovisuais de IA. Simplificando, ele permitirá que você controle o sistema de infoentretenimento do seu carro com sua voz. Ele virá com reconhecimento de tela automático para interação. A empresa também afirma que otimizou a transferência de arquivos entre dispositivos e seu desempenho de pesquisa é mais rápido do que o Samba e iOS Spotlight.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.