Ataque hacker em hospital alemão leva à morte de paciente

Leonardo Santana
Leonardo Santana

Uma pessoa em condições de risco de vida faleceu após ser forçada a ir para um hospital mais distante devido a um ataque hacker. Em 10 de setembro, o hospital da Universidade de Duesseldorf na Alemanha sofreu um ataque de ransomware. Com seus sistemas de TI interrompidos, o hospital anunciou que os tratamentos e o atendimento de emergência não poderiam ocorrer no hospital.

Aqueles que buscavam atendimento de emergência foram redirecionados para hospitais mais distantes para tratamento. Além disso, a mídia alemã relata que a polícia contatou os hackers por meio das instruções da nota de resgate e explicou que seu alvo era um hospital.

Ataque hacker em hospital alemão leva à morte de paciente

Depois que a polícia contatou os atores da ameaça e explicou que eles criptografaram um hospital, os operadores do ransomware retiraram o pedido de resgate e forneceram uma chave de descriptografia. Desde que recebeu a chave, o hospital lentamente restaurou os sistemas; e as investigações concluíram que os dados provavelmente não foram roubados.

Ataque hacker em hospital alemão leva à morte de paciente
Em 10 de setembro, o hospital da Universidade de Duesseldorf na Alemanha sofreu um ataque de ransomware. Com seus sistemas de TI interrompidos, o hospital anunciou que os tratamentos e o atendimento de emergência não poderiam ocorrer no hospital.

A mídia alemã relata que um paciente com risco de vida foi redirecionado para um hospital mais distante depois que o hospital de Duesseldorf cancelou o registro de seus serviços de emergência.

Essa interrupção levou o paciente a receber cuidados uma hora depois, o que pode ter levado à morte. Devido à morte do paciente, os promotores alemães estão investigando o ataque como um homicídio culposo.

Ataque hacker em hospital alemão leva à morte de paciente
Desde que recebeu a chave, o hospital lentamente restaurou os sistemas; e as investigações concluíram que os dados provavelmente não foram roubados. Imagem: @nci | Unsplash.

Fonte: Bleeping Computer

Ransomware é o maior perigo de segurança on-line

Novo ransomware está direcionado para PCs com Linux e Windows

Ransomware Nemty pune vítimas postando seus dados roubados

Share This Article
Follow:
Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.