KDE Applications traz melhorias para Kid3 e Labplot

Claylson Martins
Por Claylson Martins

Nesta semana, foi anunciada uma importante atualização para o Plasma Mobile. Além disso, agora o Projeto KDE também anunciou a atualização do KDE Applications para outubro de 2020, versão 20.08.2. O KDE Applications 20.08.2 é a segunda atualização de manutenção programada desta série. Desta vez, o KDE Applications traz melhorias para Kid3 e Labplot.

Ele está aqui um mês após a atualização de setembro de 2020 (KDE Applications 20.08.1) e vem com o software de gerenciamento de fotos digiKam 7.1 lançado recentemente. Isso inclui o gráfico interativo de dados científicos Labplot 2.8 e a ferramenta de análise, que vem com dois novos objetos de planilha, ou seja, elementos de imagem e linhas de referência, novos recursos para a planilha para calcular quartis e trimeanos, suporte para arquivos de projeto Jupyter, bem como acesso mais fácil a muitos recursos on-line.

O IDE KDevelop 5.6 também está incluído nesta atualização com sua nova capacidade de exibir notas embutidas para problemas no final de uma linha, junto com o aplicativo de marcação de arquivo de música Kid3 3.8.4, que apresenta atalhos de teclado estendidos e personalizáveis para navegação.

Também há o gerenciador de coleção do Tellico para a versão 3.3.3, uma versão que melhora a fonte de dados Entrez (Pubmed), o aplicativo de bate-papo do Konversation para a versão 1.7.6, que agora é baseado em mais versões do Qt e carrega corretamente o tema do ícone do nick, e a ferramenta diff do KDiff3 para a versão 1.8.4, uma versão de correção de bugs com várias melhorias. O aplicativo de calendário Calindori 1.2 para Plasma Mobile também está presente como a primeira versão estável.

KDE Applications traz melhorias para Kid3 e Labplot

KDE Applications traz melhorias para Kid3 e Labplot

O aplicativo está disponível nos sistemas operacionais KDE neon e postmartketOS para telefones e tablets Linux. Além disso, a atualização dos Apps KDE para outubro de 2020 traz correções para o importador de fotos do Gwenview. O menu de arquivos de Kate e a funcionalidade de clique com o botão do meio da guia, o suporte para arrastar e soltar do gerenciador de arquivos Dolphin e integração com GDrive, bem como visualizações em estilo de lista do reprodutor de música Elisa e a mensagem de espaço reservado “playlist vazia”.

Um bug que fazia com que o emulador de terminal Konsole travasse ao selecionar ou colar texto enquanto pressionava a tecla Shift também foi corrigido, junto com um problema de rolagem diagonal. Além disso, o utilitário de captura de tela Spectacle pode causar corrupção gráfica nas capturas de tela em configurações HiDPI de vários monitores.

Outras mudanças

O KDE Applications 20.08.2 também traz várias melhorias para o visualizador de documentos Okular, gerenciador de informações pessoais Kontact, editor de vídeo Kdenlive, ferramenta de compartilhamento remoto de desktop Krfb e gerenciador de conexão de telefone KDE Connect. Para obter mais detalhes sobre essas mudanças, verifique o changelog completo.

Enquanto isso, espere que os pacotes do KDE Applications 20.08.2 apareçam nos repositórios de software estáveis de várias distribuições GNU/Linux, especialmente lançamentos como KDE neon, Arch Linux ou openSUSE Tumbleweed, nos próximos dias.

O pacote de software KDE Applications 20.08 receberá mais uma atualização de manutenção, a versão 20.08.3, que está agendada para 5 de novembro. Porém, o Projeto KDE já está trabalhando na próxima versão principal, KDE Applications 20.12, que estreará em 10 de dezembro de 2020.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.