As eleições estão aí e em época de campanha eleitoral é sempre importante estamos atentos para as fake news e bullying praticados nas redes sociais. Se você acreditou ou recebeu mensagens sobre mamadeira erótica, kit gay, cloquina e ivermectina para combate à covid-19, não pode ficar sem usar essa ferramenta. O Google Fact Check Explore combate fake news e bullying on-line. Nesses tempos de tanta desinformação, este é um recurso essencial.
Parece que as notícias falsas são novidades que chegaram com as redes sociais e plataformas de mensagens instantâneas, mas os boatos sempre estiveram lá. Notícias falsas têm sido espalhadas tanto pela mídia quanto pelo boca a boca. O que é novo, talvez, é sua rápida difusão.
É por isso que a checagem de fatos se tornou uma prática tão importante e empresas de tecnologia como o Google estão se envolvendo neste antigo problema com iniciativas como o Explorador de Checagem de Fatos. A ferramenta é destinada a jornalistas, pesquisadores e verificadores de fatos, mas pode ser usada por qualquer pessoa
Como desmascarar boatos com o navegador de notícias falsas do Google
O objetivo do Explorador de Verificação de Fatos é fornecer uma maneira fácil de pesquisar verificações de fatos. A ferramenta é destinada a jornalistas, pesquisadores e verificadores de fatos, então provavelmente é pouco conhecida, mas qualquer um pode usá-la acessando toolbox.google.com/factcheck/explorer.
Usar este mecanismo de busca de hoax é tão simples quanto digitar uma ou mais palavras-chave, pode ser um tópico, o nome de uma figura pública ou mesmo uma frase literal. Caso tenha sido realizada alguma verificação relacionada ou específica sobre o assunto, ela será listada indicando o motivo em questão, o veredicto do veredicto e um link para o artigo em que o fato é analisado.
Além disso, o Fact Check Explorer também permite filtrar os resultados por idioma usando um seletor localizado na parte superior direita, abaixo da barra de pesquisa; ou editor, digitando “site:” e o verificador em questão ou clicando na tag do que nos interessa em uma lista de resultados.
Por fim, a ferramenta também permite que você explore as checagens de fatos mais recentes em sua página inicial, clicando no link Verificações de fatos recentes que aparece abaixo da barra de pesquisa.