O desenvolvedor do KDE Nate Graham não descansa. Nesta ocasião, ele iniciou sua postagem reconhecendo que houve mais falhas do que o esperado no Plasma 5.20, mas garante que já estão investigando para garantir que não aconteça novamente. O desenvolvedor menciona especificamente que aqueles que experimentaram os piores bugs são os usuários do KDE neon precisamente o sistema operacional no qual eles têm mais controle.
Por outro lado, e como a cada sete dias, ele também nos contou sobre as novidades em que estão trabalhando, seis delas novas funções que virão das mãos do Plasma 5.21 e dos Aplicativos KDE 20.12. A lista é completada por correções de bugs e melhorias de desempenho e interface que chegarão nos próximos meses, cuja lista completa você tem abaixo .
O que há de novo no desktop KDE
- Elisa permite que você altere o esquema de cores do aplicativo independentemente da cor do esquema geral do sistema (Elisa 20.12).
- Elisa permite alterar a visualização a mostrar quando o aplicativo é iniciado (Elisa 20.12).
- O Ark oferece suporte a arquivos com compactação zstd (Ark 20.12).
- A página Entradas da janela de configuração da bandeja do sistema agora exibe botões de configuração para miniaplicativos de configuração individuais (Plasma 5.21).
- O KRunner pode usar bangs como o do DuckDuckGo para invocar atalhos da web (Plasma 5.21).
- As configurações do sistema agora exibem o mesmo conjunto de itens usados com frequência que são mostrados na tela inicial no menu de contexto do aplicativo no Gerenciador de tarefas e Kickoff/Kicker/Painel do aplicativo/SimpleMenu etc. (Plasma 5.21):
Correções de bugs e melhorias de desempenho
- Ao acessar um grande compartilhamento Samba, o Dolphin não exibe mais apenas parte do conteúdo (Dolphin 20.08.3).
- .Gwenview às vezes não mostra mais a tira de miniaturas em uma segunda janela ao usar versões recentes do Qt (Gwenview 20.08.3).
- Clicar na trilha de rolagem do Okular para rolar a exibição não faz mais com que a barra de rolagem saia de sincronia ao rolar sobre a exibição principal usando a roda do mouse ou trackpad ou clicando e arrastando ou gesticulando na tela toque (Okular 1.11.3).
- A visualização “Tocando agora” de Elisa não mostra mais uma mensagem errônea “Nada está tocando” quando algo está realmente tocando (Elisa 20.12).
- Corrigido um caso em que o daemon kactivitymanagerd podia travar continuamente (Plasma 5.20.1).
- Os menus de tema Breeze borrados e parcialmente transparentes às vezes não são mais afetados por uma falha gráfica estranha que faz o fundo parecer feio (Plasma 5.20.1).
- Em uma sessão do Wayland, as janelas que foram fechadas quando em um estado maximizado são agora reabertas no mesmo estado maximizado (Plasma 5.20.1).
- Em uma sessão do Wayland, matar deliberadamente o XWayland também não bloqueia a sessão inteira (Plasma 5.20.1).
- Também em uma sessão do Wayland, o cursor não está mais recortando às vezes de maneira estranha (Plasma 5.20.1).
- O menu de hambúrguer para aplicativos individuais no miniaplicativo Volume de áudio agora funciona novamente, e a página de Preferências do sistema correspondente mostra mais uma vez a saída correta para um dispositivo de múltiplas saídas na caixa de combinação de saída do dispositivo (Plasma 5.20.1).
- Os dispositivos não removíveis exibidos no miniaplicativo Discos e Dispositivos não permitem mais a tentativa de desmontá-los e, em vez disso, exibem um botão para abri-los com o gerenciador de arquivos (Plasma 5.20.1).
- Dicas de ferramentas para aplicativos do Gerenciador de Tarefas com ícones fixos, todas cujas janelas estão em outra área de trabalho virtual não estão mais visualmente corrompidas (Plasma 5.20.1).
- O indicador de tempo limite circular na notificação pop-up é reposicionado corretamente ao usar um fator de escala HiDPI (Plasma 5.20.1).
- Os painéis de 24 pixels de espessura não têm mais o tamanho e o espaçamento incorretos para itens da bandeja do sistema (Plasma 5.20.1).
- A janela Propriedades do Lixo agora indica a quantidade correta de espaço livre ao usar a opção de tamanho de lixo “Ilimitado” (Frameworks 5.75).
- Os controles deslizantes no Plasma não têm mais contornos borrados (Frameworks 5.76).
- Às vezes, o cabeçalho da barra lateral Descobrir não cobre mais parcialmente os primeiros itens na lista da barra lateral (Frameworks 5.76).
Melhorias de interface
- Ao usar o recurso “lembrar estado da janela anterior” do Dolphin, abrir o Dolphin com um local específico quando fechado agora faz com que a janela resultante adicione o local recém-aberto ao conjunto de guias na janela anterior, em vez de substituí-los ( Dolphin 20.12).
- Passar o mouse sobre uma guia no Dolphin agora exibe uma dica de ferramenta com o caminho completo (Dolphin 20.12).
- O menu de contexto do Dolphin agora mostra os itens de menu “Abrir com …” mesmo para diretórios vazios, pois eles encontraram alguns casos de uso legítimos para isso (Dolphin 20.12).
- O miniaplicativo Media Player agora usa uma barra de guias no rodapé para nos permitir escolher rapidamente qual dos fluxos de áudio disponíveis ele está controlando (Plasma 5.21).
- O KRunner agora fecha se você pressionar a tecla Enter enquanto o campo de texto não tiver texto (Plasma 5.21).
- Quando tentamos criar uma pasta que já existe nas caixas de diálogo abrir / salvar, agora nos levará para lá, em vez de exibir uma mensagem de erro (Frameworks 5.76).
Quando tudo isso vai chegar ao seu desktop KDE
O Plasma 5.20 chegou em 13 de outubro, mas ainda não foi revelado quando o Plasma 5.21 chegará. É sabido que o Plasma 5.20.1 chegará na próxima terça-feira, 20 de outubro , os Aplicativos KDE 20.08.3 chegarão em 5 de novembro e a v20.12 em 10 de dezembro. O KDE Frameworks 5.76 será lançado em 14 de novembro.
Para aproveitar tudo isso o mais rápido possível, temos que adicionar o repositório KDE Backports ou usar um sistema operacional com repositórios especiais, como o KDE neon ou qualquer distribuição cujo modelo de desenvolvimento seja Rolling Release.