Por que ransomware ainda tem tanto sucesso?

Leonardo Santana
Leonardo Santana

Um estudo baseado nas respostas de milhares de profissionais de TI em todo o mundo descobriu que 27% disseram que sua organização pagou o resgate depois que sua rede foi criptografada com ransomware. Por que ransomware ainda tem tanto sucesso?

Mais de um quarto das organizações que são vítimas de ataques de ransomware optam por pagar o resgate porque sentem que não têm outra opção a não ser ceder; e o valor médio do resgate agora é superior a US$ 1 milhão.

Por que ransomware ainda tem tanto sucesso?

Embora as agências da lei digam que as organizações nunca devem ceder e pagar o resgate, muitas empresas justificam o pagamento; obter a chave de descriptografia dos invasores é visto como a maneira mais rápida e fácil de restaurar a rede.

Por que ransomware ainda tem tanto sucesso?
Um estudo baseado nas respostas de milhares de profissionais de TI em todo o mundo descobriu que 27% disseram que sua organização pagou o resgate.

No entanto, pagar o resgate encoraja os hackers a continuar as campanhas porque sabem que são lucrativas. Infectar redes com ransomware está provando ser altamente lucrativo para os criminosos; com números no relatório sugerindo que o valor médio do resgate pago por ataque é de US$ 1,1 milhão.

Além do custo do resgate, também é provável que uma organização que sofra um ataque perca receita devido ao tempo de inatividade.

No entanto, cair em um ataque de ransomware serve como um alerta para a maioria das vítimas; mais de três quartos dos entrevistados na pesquisa afirmam que, após um ataque de ransomware bem-sucedido, sua organização atualizou seu software de segurança e infraestrutura para reduzir o risco de ataques futuros; enquanto dois terços fizeram alterações em sua equipe de segurança com o mesmo propósito.

Para evitar ser vítima de ataques de ransomware, é recomendado que as organizações garantam que os sistemas sejam atualizados com os patches de segurança mais recentes, evitando que os hackers aproveitem as vulnerabilidades conhecidas.

ZDNET

Check Point diz que Irã é responsável por ataques de ransomware contra Israel e empresas europeias

Compal, o segundo maior fabricante de laptop do mundo, sofreu um ataque de ransomware

Hackers de ransomware que roubam seus dados nem sempre os excluem

Share This Article
Follow:
Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.