A empresa Clockwork lançou um novo terminal Linux portátil e modular chamado DevTerm para desenvolvedores, que você pode carregar facilmente aonde quer que vá.
O DevTerm é um computador de 6,8 polegadas com design retro, tela Ultrawide IPS de 1280 × 480, teclado QWERTY clássico com 67 teclas, módulo de bateria e outras funções importantes do PC, incluindo uma impressora térmica.
Sendo de código aberto, ele oferece suporte a sistemas operacionais baseados em Linux, como ClockworkOS, Ubuntu e Raspberry Pi OS.
DevTerm: um terminal Linux portátil para desenvolvedores
Para capacitar os desenvolvedores, ele também contém ferramentas de desenvolvimento como C, C++, Python, Lua, Golang, Node.js, Rust, OpenJDK, Julia e Arduino; junto com outros aplicativos comuns como RetroArch, DOSBox, Godot, Git, Chromium, Wayland, Vim, Emacs, LaTex, LibreOffice, reprodutor MX, VLC, AirPlay, LOVE2D e Pico-8.
No núcleo, ele vem com uma placa-mãe ultracompacta ClockworkPi 3.14, que é compatível com a série Raspberry Pi CM3. Portanto, você também pode carregar seu trabalho no Raspberry Pi para o terminal DevTerm em segundos.
Para conectividade externa, o DevTerm vem com três portas USB-A 2.0, uma porta de carregamento USB-C, um slot para cartão MicroSD, uma interface Micro-HDMI, interface de expansão GPIOs de 40 pinos, interface de módulo de extensão de 52 pinos, Wi-Fi 802.11 ac e Bluetooth 5.0.
Além disso, ele tem uma impressora térmica acoplada, que usa um papel térmico padrão de 58 mm. Usando o driver de impressão CUPS de código aberto, você pode imprimir várias fontes monocromáticas, símbolos, gráficos e até mesmo saída em tamanho A4 completa.
Se você quiser este DevTerm Kit de $ 219, ele está disponível para pré-encomenda na loja oficial. Por fim, caso queira ler mais matérias sobre código aberto, Linux, hardware, programação e ficar atualizado com as novidades do mundo da tecnologia, acompanhe as matérias no canal do Sempre Update no Telegram.
Fossbytes