Desenvolvedores podem usar novo framework da JetBrains para trazer aplicativos Android para Windows 10 e Linux

Leonardo Santana
Leonardo Santana
Imagem: JetBrains.

A JetBrains está progredindo com seu framework de código aberto, o Jetpack Compose for Desktop. A JetBrains está por trás do Kotlin, a linguagem de programação para o desenvolvimento de aplicativos Android.

A empresa está trabalhando no Jetpack Compose for Desktop, um framework para aplicativos Kotlin que ajuda os desenvolvedores a criar interfaces de usuário (UI) elegantes para aplicativos.

Novo framework da JetBrains traz aplicativos Android para Windows 10 e Linux

A JetBrains lançou o projeto por trás do Jetpack Compose do Google, que por si só é um conjunto de bibliotecas de software para o desenvolvimento de aplicativos Android em Kotlin.

Como o Google descreve, o Jetpack Compose combina interfaces de programação de aplicativos (APIs), Kotlin e um modelo de programação reativo.

Desenvolvedores podem usar novo framework da JetBrains para trazer aplicativos Android para Windows 10 e Linux
A JetBrains está por trás do Kotlin, a linguagem de programação para o desenvolvimento de aplicativos Android. Imagem: JetBrains.

O Jetpack é usado por mais de 80% dos 1.000 principais aplicativos Android. O Jetpack Compose for Desktop visa estender o Jetpack além do Android para macOS, Linux e Windows. O software ajuda os desenvolvedores a criar interfaces de usuário em Kotlin e executá-las nessas plataformas de desktop.

Ele também apresenta suporte inicial para o chip M1 da Apple, que permite que aplicativos sejam executados no novo hardware da Apple com “velocidade nativa”.

Nikolay Igotti, líder da equipe de desenvolvimento da JetBrains, disse:

Nós, da JetBrains, sentimos que as decisões de design feitas no Android Jetpack Compose pelo Google, incluindo a abordagem de UI como código, o tornariam uma biblioteca de UI de sucesso, mesmo além do espaço do Android.

E nós mesmos construímos muitos produtos de desktop, muitos deles em Kotlin e na plataforma JVM; portanto, ter uma biblioteca de UI moderna para a plataforma Kotlin/JVM é importante para nós.

A JetBrains incluiu o Jetpack Compose for Desktop para a versão 2020.3 de seu IntelliJ IDEA, a versão mais recente de seu popular ambiente de desenvolvimento integrado.

ZDNET

Share This Article
Follow:
Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.