Instalador do Debian Bullseye Alpha 3 muda para Linux 5.9

Claylson Martins
Por Claylson Martins

Enquanto o congelamento do Debian 11 “Bullseye” não começa antes de janeiro, o instalador do Debian para Bullseye está em alpha há pouco mais de um ano. Assim, agora acaba de ocorrer o terceiro lançamento alpha do Debian Installer para o Bullseye. Portanto, o instalador do Debian Bullseye Alpha 3 muda para Linux 5.9.

O mais notável com esta atualização alfa é a mudança para o kernel Linux 5.9.0-4. Linux 5.9 é atualmente a série de kernel estável mais recente. Veremos se o Linux 5.10 acabará tornando-se parte do Debian 11 “Bullseye”. Especialmente porque este será um lançamento de kernel de suporte a longo prazo (LTS) mantido por um período de pelo menos cinco anos. Então, presumivelmente, eles tentarão se alinhar esta versão do kernel para Bullseye.

Instalador do Debian Bullseye Alpha 3 muda para Linux 5.9

Instalador do Debian Bullseye Alpha 3 muda para Linux 5.9

Outra diferença notável com esta atualização do Debian Installer é partman-auto para o particionamento automático aumentando o tamanho de /boot. Quando precisar fazer uma partição /boot separada, como para casos de uso de criptografia de disco completo, o tamanho agora será 512 ~ 768M. O padrão atual é entre 128 ~ 256M. Este aumento está sendo feito porque o padrão atual é considerado “muito pequeno”, pois muitas vezes três imagens do kernel não cabem mais no /boot sem estarem preenchidas.

Esta atualização do instalador também tem detecção de hardware e melhorias de driver com brltty, novas linguagens de Kabyle e Occitan, adicionando ntfs-3g-udeb no ARM64 e uma variedade de correções. Algumas das mudanças de suporte de hardware com o instalador Debian Bullseye Alpha 3 incluem habilitar o instalador gráfico em ARM64, eliminando imagens de CD único Xfce, eliminando imagens ISO 2 e 3 de DVD para AMD64/i386, habilitando a construção do instalador GTK Debian para ARM64 e suporte para hardware ARM.

O novo suporte de hardware inclui o Pinebook Pro, OLPC XO-1.75, NanoPi NEO Air, Firefly RK3399, RockPRO64 RK3399/ROCK64 RK3328 e mais.

A lista completa de mudanças pode ser encontrada em debian-devel-announce.

Phoronix

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.