CentOS Linux 8.3 acaba de ser lançado com base no Red Hat Enterprise Linux 8.3

Claylson Martins
Por Claylson Martins

O Projeto CentOS anunciou hoje o lançamento e a disponibilidade geral do CentOS Linux 8.3 como a terceira atualização de manutenção da última série do sistema operacional CentOS Linux 8. E esta versão chega seis meses após o lançamento do Red Hat Enterprise Linux 8.3, no qual se baseia. Portanto, o CentOS Linux 8.3 herda a maioria de suas melhorias, novos recursos, correções de bugs e atualizações de segurança.

Entre as mudanças, há uma nova camada de configurações de segurança, consistência e repetibilidade aprimoradas ao configurar a criptografia de disco e registro, bem como configuração aprimorada de redes corporativas e renovação de certificados de segurança.

CentOS Linux 8.3 acaba de ser lançado com base no Red Hat Enterprise Linux 8.3

CentOS Linux 8.3 acaba de ser lançado com base no Red Hat Enterprise Linux 8.3

Além disso, o CentOS Linux 8.3 torna mais fácil migrar do CentOS Linux para o CentOS Stream implementando algumas mudanças no arquivo repo Yum e no repoid, como alterar o nome de alguns arquivos repo Yum para /etc/yum.repos.d e atualizando os repoids para combiná-los.

Portanto, os desenvolvedores do CentOS recomendam que você compare todas as alterações feitas em seus arquivos locais em /etc. Isso inclui os arquivos .repo, com os arquivos .rpmnew que estão sendo gerados antes de tentar atualizar sua instalação para CentOS Linux 8.3.

Além disso, você deve atualizar quaisquer scripts que possua para repoids atuais. Objetivo é usar os  sinalizadores –enablerepo= ou  –disablerepo=. CentOS Linux 8.3 está disponível para download agora mesmo no site oficial nas arquiteturas de 64 bits (x86_64), ARM64 (AArch64) e PowerPC (ppc64le).

No entanto, essas novas imagens de instalação estão aqui apenas para novas implantações. Então, você não terá que baixar centenas de atualizações dos repositórios após a instalação. Portanto, se você estiver usando o CentOS Linux 8.2 ou uma versão anterior, tudo que você precisa fazer é atualizar suas instalações. Assim, estará executando a versão mais recente.

Por outro lado, o CentOS Linux 8.3 está disponível para download como imagens Vagrant e Generic Cloud aqui para ambientes virtuais e em nuvem, bem como Amazon Machine Images (AMI) para Amazon Web Services (AWS) aqui.

9to5 Linux

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.