Radeon RX 6900 XT é lançada como placa principal com drivers de código aberto

Claylson Martins
Por Claylson Martins

Após o lançamento da série Radeon RX 6800 há pouco menos de um mês, o carro-chefe AMD Radeon RX 6900 XT acaba de chegar. Esta é atualmente a placa de vídeo RDNA 2 mais poderosa e deve funcionar no Linux com a pilha de drivers de código aberto.

No entanto, segundo a empresa, esta é a GPU para jogos AMD mais rápida já desenvolvida. “Ela foi pensada e otimizada para jogadores entusiastas para oferecer um desempenho poderoso de jogos em 4K e recursos incríveis de overclock para os usuários mais exigentes”.

O Radeon RX 6900 XT possui 80 unidades de computação, uma frequência de aumento de até 2,25 GHz, 80 aceleradores de raio, 5120 processadores de fluxo, 16 GB de memória de vídeo GDDR6, 128 MB de Cache Infinity e tem uma classificação de potência de GPU de 300 Watt.

Radeon RX 6900 XT funciona com drivers de código aberto

A Radeon RX 6900 XT é excelente. Portanto, deve ser a placa de vídeo mais rápida a funcionar com drivers Linux de código aberto. Os requisitos de suporte do Linux para o RX 6900 XT são os mesmos do Radeon RX 6800 series:

  • pelo menos Linux 5.9.12;
  • Mesa 20.2, porém, preferencialmente Mesa 20.3 ou 21.0-devel para a melhor experiência;
  • LLVM 11.0 (ou LLVM 12 Git) e usando linux-firmware.git.

Algumas distribuições, como o Arch Linux, devem ser bastante eficientes, enquanto para distribuições como o Ubuntu 20.10, você precisa fazer algumas alterações de pacote. Há também o driver “Radeon Software for Linux” empacotado que funciona em distribuições corporativas como o Ubuntu 20.04 LTS.

Disponibilidade restrita

No entanto,  quanto ao desempenho do Radeon RX 6900 XT Linux, isso permanece um mistério por enquanto. A disponibilidade do RX 6900 XT é pequena e perde até para a da série RX 6800. Além disso,  no varejo também parece que será difícil encontrá-la neste momento.

Assim, os principais recursos incluem:

  • Arquitetura de jogos AMD RDNA 2: Projetada para alimentar a próxima geração de PC desktop, laptop, console e jogos móveis. Assim, a arquitetura RDNA 2 traz inúmeros benefícios aos jogadores. Por exemplo, o dobro do desempenho geral e mais 54% de desempenho por watt em comparação com a primeira geração da arquitetura RDNA de 7nm.
  • SmartAccess Memory (SAM): ao unir placas gráficas Radeon RX 6000 Series com processadores AMD Ryzen 5000 Series e placas-mãe AMD B550 ou X570, o SAM permite que os processadores AMD Ryzen acessem diretamente a memória gráfica GDDR6 de alta velocidade, acelerando o processamento da CPU e aumentando a performance em títulos selecionados.
  • AMDInfinity Cache: um cache de dados de alto desempenho adequado para jogos 4K e 1440p com o mais alto nível de detalhe. Além disso, os 128 MB de cache on-die reduz drasticamente a latência e o consumo de energia. Então, oferece um desempenho geral de jogos melhor do que arquiteturas tradicionais.
  • DirectXRaytracing (DXR): adicionando um poderoso motor Ray Accelerator de função fixa a cada unidade de computação, as placas gráficas baseadas em AMD RDNA 2 são otimizadas para fornecer iluminação em tempo real, sombra e realismo de reflexão com DXR. Quando combinado com o AMD FidelityFX, que permite renderização híbrida, os desenvolvedores podem combinar efeitos rasterizados e ray-tracing para garantir uma combinação ideal de qualidade de imagem e desempenho.

Se você conseguir encontrar um, o preço do Radeon RX 6900 XT começa em torno de US $ 999.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.