in

A Apple adiciona duas novas vozes Siri ao iOS

Não há mais um padrão para a opção de som feminino

siri-da-apple-podera-alterar-o-tom-da-voz-no-futuro
Imagem: MacMagazine

O iOS da Apple não terá mais como padrão uma voz feminina para Siri. Assim, agora os usuários poderão escolher entre masculino e feminino ao configurar seu dispositivo. A mudança foi detectada no sexto beta do iOS 14.5, que também apresenta duas novas vozes para o assistente de voz da Apple.

- Anúncios -
a-apple-adiciona-duas-novas-vozes-siri-ao-ios
Imagem: MacMagazine

Descoberto pelo TechCrunch, a Apple anunciou que as mudanças são parte do compromisso da empresa com a diversidade. “Estamos entusiasmados em apresentar duas novas vozes Siri para falantes de inglês e a opção para os usuários de Siri selecionarem a voz que desejam ao configurar seus dispositivos”, diz um comunicado da Apple.

A novidade, pelo menos por enquanto, está disponível apenas para o inglês e atenderá usuários da língua. No entanto, isso deve ser estendido, em um futuro próximo, para mais línguas.

Siri: Voz feminina por padrão

Anteriormente, o Siri tinha como padrão uma voz feminina, que os usuários podiam alterar nas configurações. Isso mudará daqui em diante. Além disso, agora, você também pode alterar o sotaque do Siri e, escolher entre duas novas vozes adicionadas pela Apple.

O TechCrunch disse que as novas vozes “usam gravações de talentos originais que são executadas através do motor Neural de texto para fala da Apple, fazendo com que as vozes fluam mais organicamente por meio de frases que estão realmente sendo geradas em tempo real”.

Além disso, eles observam que o tópico de parcialidade em assistentes de voz foi explorado com mais cuidado nos últimos anos. Um estudo das Nações Unidas concluiu que o padrão para uma voz feminina reforça o preconceito de gênero e estereótipos negativos.

“Esta é uma continuação do compromisso de longa data da Apple com a diversidade e inclusão, e produtos e serviços que são projetados para melhor refletir a diversidade do mundo em que vivemos”, disse Apple.

As novas vozes estão disponíveis para usuários que falam inglês em todo o mundo e podem ser ouvidas no 9to5Mac. Além da introdução de novas vozes, a Apple também fez melhorias no Siri na Irlanda, Rússia e Itália, atualizando-os para texto neural para fala. Isso eleva o total de vozes usando a nova tecnologia para 38.

O lançamento do iOS 14.5 está sendo muito aguardado porque apresentará uma nova maneira para os usuários do iOS desbloquearem seus dispositivos, desde que tenham um Apple Watch. O lançamento também apresentará o recurso App Tracking Transparency da Apple, além das novas vozes para Siri.

Esperamos que os idiomas das novas vozes seja estendido em breve.

Com informações de: XDA Developers

Written by Jardeson Márcio

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias.
Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

carros-da-porsche-receberao-suporte-ao-android-auto

Carros da Porsche receberão suporte ao Android Auto

jogos-antigos-do-xbox-direto-no-android-via-xcloud

Jogos antigos do Xbox direto no Android via xCloud