A Comissão da UE quer controlar a próxima mudança tecnológica com uma estratégia para Web 4.0

A Comissão da UE (União Europeia) declarou que quer controlar a próxima mudança tecnológica com uma estratégia para Web 4.0 e mundos virtuais e garantir um ambiente digital aberto, seguro e inclusivo. Segundo a própria Comissão da UE, Web 4.0 significa o próximo estágio na evolução da Internet e o termo significa a integração e conexão entre o mundo físico e digital.

Margrethe Vestager, vice-presidente executiva da Comissão Europeia, disse:

A Web 4.0 e os mundos virtuais trarão benefícios para a saúde, contribuirão para a transição ecológica e uma melhor previsão de desastres naturais. Mas precisamos colocar as pessoas em primeiro lugar e moldar a Web 4.0 de acordo com os direitos e princípios digitais da UE para lidar com os riscos de privacidade e desinformação.

A Web 4.0 promete aumentar cada vez mais a experiência, e as oportunidades para construir um negócio de sucesso, e aplicação do uso da tecnologia como a inteligência artificial, em alta nesse momento. A ideia dessa tecnologia é promover o relacionamento constante entre máquinas e humanos. Uma boa interação entre o material e o “virtual”, possibilitando grandes feitos.

Web 4.0: Comissão da UE quer controlar a próxima mudança tecnológica

Nas perspectivas para a economia da UE em 2030 publicadas em março, a digitalização é considerada uma das forças motrizes mais importantes e a Web 4.0 como uma importante mudança tecnológica, afirmou. Segundo estimativas, o volume do mercado global de mundos virtuais aumentará de 27 bilhões de euros em 2022 para mais de 800 bilhões de euros em 2030, escreve a Comissão.

Essa estratégia está alinhada com os objetivos do programa de políticas da Década Digital 2030 e se baseia em três de seus principais pilares digitais: habilidades, empresas e serviços públicos. O quarto ponto-chave (infraestruturas) é o tema do pacote de conectividade da Comissão e seus esforços para capacidades de computação, nuvem e borda. Além disso, trata-se da abertura e governança global dos mundos virtuais e da Web 4.0 em áreas especiais de atuação.

Até o final de 2023, a Comissão pretende agora avançar os princípios orientadores para mundos virtuais propostos pelo Fórum dos Cidadãos e desenvolver diretrizes para o público em geral na forma de “ferramentas para os cidadãos” até o primeiro trimestre de 2024. A Comissão também trabalhará com as partes interessadas na governança da Internet em todo o mundo e promoverá os padrões da Web 4.0 de acordo com as metas e valores da União Europeia.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile