in

A demo de USB + UWB sem fio avança no Linux 5.4

Suporte ao Intel Icelake Thunderbolt, adições ao Stratix10 e outros materiais chegam ao Linux 5.4

A demo de USB + UWB sem fio avança no Linux 5.4

Em agosto, vimos que o USB sem fio e o Ultra Wideband seriam descontinuados no kernel do Linux e isso está realmente acontecendo no Linux 5.4. Os subsistemas Wireless USB (WUSB) e Ultra Wideband (UWB) dentro do kernel Linux já estavam órfãos por anos sem ter mantenedor, enquanto agora são oficialmente reprovados e rebaixados para a área de preparação do kernel. Se ninguém se interessar em breve para manter o código, ele será descartado nas próximas versões do kernel. Assim, a demo de USB + UWB sem fio avança no Linux 5.4.

Conforme descrito no mês passado, o padrão USB sem fio não é atualizado há quase uma década, com Bluetooth e WiFi com várias vantagens de largura de banda e distância, entre outros fatores.

A demo de USB + UWB sem fio avança no Linux 5.4

O USB sem fio foi construído sobre a plataforma de rádio Ultra WideBand, com o código do kernel do Linux para UWB também voltado para o bloco de desbaste em etapa com o WUSB. Ainda não existem dispositivos conhecidos que usem WUSB/UWB, pelo menos, produtos relevantes.

A transferência de WUSB + UWB para a área de armazenamento temporário do kernel aconteceu com as alterações de USB do Linux 5.4, juntamente com muitas outras alterações menores do driver USB.

Suporte ao Intel Icelake Thunderbolt, adições ao Stratix10 e outros materiais acessam ao Linux 5.4

A demo de USB + UWB sem fio avança no Linux 5.4

As alterações “char/misc” no Linux 5.4 estão tão agitadas. Greg Kroah-Hartman enviou as alterações char/misc no início desta semana para a janela de mesclagem do Linux 5.4 que está no meio do caminho. O material desde que mesclado contém muitas melhorias notáveis ??no suporte de hardware.

O que mais nos emociona é que o suporte do Intel Icelake Thunderbolt está agora esquadrado. A Intel tinha a maior parte do suporte da CPU Icelake em boa forma desde os meses anteriores, incluindo os gráficos Gen11. Porém, o suporte Thunderbolt foi o último destaque. Com o Icelake, o controlador Thunderbolt passou para o próprio pacote de CPU sem a infraestrutura de fornecimento de energia. Essas mudanças renderam trabalho adicional para obter o suporte do Icelake Thunderbolt no Linux, mas finalmente está disponível para o Linux 5.4, com os laptops Icelake começando a chegar aos canais de varejo.

Também no lado da Intel, com essa solicitação de recebimento, há adições contínuas ao Stratix10 FPGA. Um novo driver Stratix10 com Linux 5.4 é um que suporta atualizações remotas do sistema com o código “RSU”.

Ver muita atividade também no char/misc é todo o trabalho do acelerador do Habana Labs AI. O Habana Labs viu seu trabalho inicial do acelerador de IA “Goya” se fundir para o Linux 5.1 e continua desde então. Então, fala-se em introduzir um subsistema “acelerador” no kernel Linux.  Ele moveria esse tipo de driver para fora do char/misc, porém, até agora isso ainda não aconteceu.

Fonte: Phoronix

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.