A Intel está desenvolvendo protótipos de SSDs PCIe 4.0, mas precisa de CPUs AMD para testá-los

O que é o armazenamento UFS 3.0 e por que você deveria se importar?

O UFS foi projetado principalmente para fornecer velocidades semelhantes a um SSD em dispositivos móveis. Imagem: Reprodução | Tech Spot.

Um tweet incorreto revelou que os SSDs Optane 3D XPoint da segunda geração da Intel estão sendo exibidos para os desenvolvedores, com um novo recurso principal: suporte ao PCIe 4.0. O único problema? A Intel não possui CPUs compatíveis com o PCIe 4.0. Talvez a AMD possa emprestar algumas.

A Intel está desenvolvendo protótipos de SSDs PCIe 4.0

A AMD se tornou a primeira a oferecer suporte ao PCIe 4.0 com os Ryzen de terceira geração. No lançamento a atualização do PCIe 3.0 da Intel era principalmente acadêmica e uma grande quantidade de SSDs com PCIe 4.0 foi lançada com velocidades quase duas vezes mais rápidas que as gerações anteriores. O departamento de CPU da Intel pode não ter percebido isso como um grande negócio, mas aparentemente sua divisão de armazenamento sim.

A AMD se tornou a primeira a oferecer suporte ao PCIe 4.0 com os Ryzen de terceira geração.

O engenheiro de desempenho técnico da Intel, Frank Ober, twittou que a Intel está disposta a enviar SSDs PCIe 4.0 para desenvolvedores. Mas os desenvolvedores precisarão de CPUs PCIe 4.0 para tirar o máximo proveito deles.

Em setembro, a Intel confirmou o desenvolvimento dos SSDs Alder Stream, uma atualização para seus drives Optane que usará a tecnologia 3D XPoint de segunda geração. O 3D XPoint é frequentemente comercializado como meio termo para RAM e armazenamento sólido.

A próxima geração do XPoint se concentra no aumento da velocidade, de acordo com a Intel. Mas se eles querem dobrar a velocidade, ou, como a Micron, triplicar, precisam de duas vezes mais pistas PCIe (o que ninguém gostaria) ou atualizar para o PCIe 4.0, que possui o dobro da largura de banda do PCIe 3.0.

A Intel queria incorporar o suporte ao PCIe 4.0 em uma nova arquitetura baseada em 10 nm, mas eles foram forçados a adiá-la por anos. Agora, está programado para entrar em produção no final de 2020. Portanto, se cruzarmos os dedos e rezarmos, poderemos ver os CPUs da Intel que suportam PCIe 4.0 no início de 2021. Enquanto isso, eles também comprarão da AMD.

Fonte: Tech Spot

Sair da versão mobile