A Samsung Display está trabalhando no desenvolvimento de um novo método de fabricação de display OLED usando IA (inteligência artificial) e tecnologias de aprendizado de máquina em uma tentativa de melhorar o rendimento da produção e diminuir os tempos de fabricação, revelou a empresa na SID Display Week 2021.
“A importância da tecnologia de IA na indústria de exibição aumentará no futuro”, disse o CEO da CAE, que é um fabricante canadense de tecnologias de simulação e modelagem. A Samsung já está trabalhando na implementação de novas tecnologias de fabricação de Inteligência Artificial, e o CEO da empresa confirmou que a empresa de fato “introduziu recentemente a tecnologia de IA (inteligência artificial) em áreas-chave de desenvolvimento de painel” com o objetivo de aumentar a eficiência de fabricação.
Inteligência Artificial nas telas OLED da Samsung
O monitor Samsung revelou que OLED é a “área mais representativa onde a tecnologia AI foi introduzida”. Por exemplo, os engenheiros costumavam projetar materiais de backplane alterando as estruturas moleculares para encontrar as características estruturais desejadas, mas com a ajuda da IA, os engenheiros agora podem predefinir os valores característicos desejados com antecedência. O AI então simula vários casos até encontrar a resposta correta.
Este método pode melhorar drasticamente os tempos de fabricação de OLED, uma vez que leva apenas 30 segundos para o AI projetar a estrutura molecular de 100 materiais orgânicos. A tecnologia é, sem sombra de dúvidas, incrível e a agilidade no processo de fabricação será elevada a um patamar inimaginável.
Mais ainda, os rendimentos de produção também são aumentados pela IA, especialmente no que diz respeito aos painéis OLED de alta resolução. Conforme a resolução de uma tela aumenta para 4K e 8K, a taxa de mau funcionamento desses painéis aumenta exponencialmente.
No entanto, com a ajuda da IA, os engenheiros da Samsung podem projetar e verificar 640.000 circuitos de direção todos os dias, usando apenas um computador servidor equipado com uma CPU de 64 núcleos. Ou seja, a tecnologia vai auxiliar na entrega de produtos cada vez melhores, com menos riscos de mau funcionamento.
A Samsung tem investido bastante em tecnologia, nos últimos anos. No setor de smartphones, por exemplo, a empresa tem fornecido cada vez mais “telas” para empresas de grande porte assim como ela. A Inteligência Artificial deve alçar a empresa a voos ainda maiores, quando o assunto é OLED para TVs, por exemplo.
Esperamos que a empresa consiga a implementação da tecnologia a curto prazo. Assim, os usuários terão acesso a ainda mais tecnologia e de forma ainda mais segura.