Agendamento de baixa latência do driver de gráficos Intel deve proporcionar uma experiência mais suave

Por quase um ano, chegaram muitos patches para o driver de gráficos do kernel da Intel. Todos eles trabalhando em uma programação de baixa latência razoável que em parte teve inspiração no design do BFS/MuQSS. Embora seja tarde demais para ver o trabalho com Linux 5.12, o último lote de 57 patches acaba de chegar esta semana. Assim, teremos um agendamento de baixa latência do driver de gráficos Intel que deve proporcionar uma experiência mais suave

O antigo desenvolvedor de driver de código aberto da Intel, Chris Wilson, continua trabalhando em melhorias de programação para o driver de gráficos Intel. Entre o trabalho presente no conjunto atual de 57 patches esttá a programação de baixa latência razoável. Isso não deve impactar o desempenho dos jogos Linux. Entretanto, mais ainda, deve resultar em jitter menor ao executar vários aplicativos gráficos no desktop.

Também presente na série do patch é o agendamento para gráficos da era Gen5 a Gen7. Assim, isso deve permitir uma experiência de usuário mais suave e também a possibilidade de maior economia de energia. Os patches também restauram o suporte a despacho seguro em gráficos Gen6/Gen7.

Agendamento de baixa latência do driver de gráficos Intel deve proporcionar uma experiência mais suave

Veremos se todas essas vantagens de agendamento para o driver gráfico do kernel Intel i915 conseguem entrar em forma para o ciclo do Linux 5.13 neste verão.

Além disso, separadamente, outra série de patch de driver de gráficos do kernel da Intel que deve reaparecer diz respeito ao estado de ocupação por motor da Intel e clientes via sysfs. Esse longo trabalho pendente permitiria alguns relatórios úteis de uso de gráficos da Intel por processo. Isso também seria útil com o possível painel de controle gráfico Intel para Linux que pode se materializar em 2021.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile