in

Agora o YouTube pode excluir contas que não são “comercialmente viáveis”

Muitos criadores pequenos estão preocupados.

YouTube descontinuará contribuições da comunidade para legendas
O Google anunciou que o recurso Contribuições da Comunidade do YouTube, que permite que os espectadores adicionem legendas aos vídeos, será descontinuado em 28 de setembro de 2020.

Você está considerando iniciar um canal no YouTube? Talvez você já tenha um e esteja tentando aumentar sua base de inscritos. Nesse caso, aqui está uma notícia potencialmente preocupante: o YouTube diz que agora pode excluir contas e banir usuários que ele considera “não mais viáveis comercialmente”.

YouTube pode excluir contas que não são “comercialmente viáveis”

A regra estranha apareceu nos novos termos de serviço do YouTube, que foram enviados por e-mail aos usuários no fim de semana. Ele aparece na seção “Suspensão e Encerramento de Conta”.

A redação exata dos novos termos, que entrará em vigor nos EUA em 10 de dezembro, diz:

O YouTube pode encerrar seu acesso ou o acesso da sua conta do Google a todo ou parte do Serviço, se o YouTube acreditar, a seu exclusivo critério, que a prestação do Serviço para você não é mais comercialmente viável.

As alterações nos Termos de Serviço devem torná-los “mais claros e fáceis de entender”, mas tiveram o efeito oposto para a maioria das pessoas.

A capacidade do YouTube de excluir contas apenas porque elas não são lucrativas o suficiente está obviamente preocupando muitos criadores. Conforme observado pelo site Gadgets 360, um usuário do Twitter, @RageGoldenEagle, observa que esses termos estão em vigor no Espaço Econômico Europeu (EEA, sigla em inglês) e na Suíça desde 22 de julho.

Agora o YouTube pode excluir contas que não são "comercialmente viáveis"
Os termos podem ser uma maneira do YouTube remover canais que promovem discursos de ódio, teorias da conspiração ou mensagens prejudiciais. Imagem: Reprodução | The Next Web.

O ponto de vista do YouTube

O YouTube alega que “não está mudando”. Um porta-voz disse:

Estamos fazendo algumas alterações em nossos Termos de Serviço para facilitar a leitura e garantir que estejam atualizados. Não estamos mudando a maneira como nossos produtos funcionam, como coletamos ou processamos dados ou qualquer uma de suas configurações.

Os termos podem ser uma maneira do YouTube remover canais que promovem discursos de ódio, teorias da conspiração ou mensagens prejudiciais cujo conteúdo não seja extremo o suficiente para justificar uma proibição total, pois é improvável que seja comercialmente viável. Mas se for esse o caso, ele precisa ser claramente explicado.

Você pode ler mais sobre os termos e condições atualizados neste longo tópico do Reddit (em inglês).

Neste artigo, você viu que agora o YouTube pode excluir contas que não são “comercialmente viáveis”.

Fonte: Tech Spot

Leia também:

YouTube remove 17.000 canais de discurso de ódio