Alibaba cria Dragonwell 8.0, versão própria de Java

Os engenheiros do Alibaba Group criaram recentemente sua própria implementação do JDK no GitHub. Para a empresa, essa implementação nasceu da necessidade de encontrar um recurso Java adequado às suas aplicações e permitir sua implantação em grande escala.

Ao adotar o OpenJDK para executar nossos aplicativos, percebemos a necessidade de personalizá-lo especificamente para implantações de aplicativos Java em grande escala, escreveu a equipe.

Esta personalização interna ou versão downstream do OpenJDK do Alibaba Group foi apelidado de Alibaba Dragonwell 8.0. Como esperado, essa personalização foi implantada para as necessidades específicas dos negócios. Ele é otimizado para aplicações de e-commerce, finanças e logística online e já trabalha em mais de cem mil servidores.

O Alibaba Dragonwell é o mecanismo que executa nossos aplicativos Java distribuídos com extrema escalabilidade”, disse a equipe. Ela também informa que o Dragonwell 8.0 é certificado como compatível com o padrão Java SE e a versão atual suporta apenas a plataforma Linux para arquiteturas x86 e x64. Além de ser um fork do OpenJDK, possui outros recursos que a empresa considera muito essenciais para o seu trabalho.

Ele tem um novo Garbage Collector chamado CMS, um Flight Recorder (JFR) e traz novas adições, incluindo:

  • Adicionando uma nova mini opção ao subcomando de dump da ferramenta de despejo para ignorar o conteúdo de matrizes primitivas de heap;
  • adicionou uma nova opção PrintYoungGenHistoAfterParNewGC para imprimir o histograma do objeto após um ParNew GC;
  • adicionou uma nova opção PrintGCRootsTraceTime para imprimir os detalhes do ParNew GC como G1GC. Ajuda os usuários a encontrar o problema do tempo de intervalo longo. Pode ser aberto/fechado por jinfo;
  • Adicionada uma nova opção ArrayAllocationWarningSize para imprimir a pilha de chamadas de uma alocação de matriz que excede ArrayAllocationWarningSize. O valor padrão desta opção é 512M. Isso pode ser alterado por jinfo.

Cada vez mais empresas criando versões próprias

Muitas empresas e organizações estão embarcando na construção de seus próprios JDKs. Tudo isso é para evitar problemas com a Oracle que possui extensões proprietárias. Seja Red Hat, Amazon e Blue, para citar alguns, todas essas empresas têm seus próprios JDKs. Segundo eles, extensões proprietárias da Oracle destroem a confiança de desenvolvedores que estão gradualmente se distanciando da linguagem Java.

Além disso, em 2016, os proponentes do Java EE suportados pela Red Hat e pela IBM decidiram ter a própria plataforma independentemente da Oracle. Estes foram alguns desenvolvedores que decidiram seguir seu próprio caminho reunindo-se em um grupo chamadoJava EE Guardians.

Esse grupo de fãs do Java EE também viu alguns personagens e organizações se unirem à sua causa. Este foi particularmente o caso de James Gosling, o designer de Java. Expressando “preocupação com a falta de comprometimento da Oracle com o Java EE”, os Guardiões do Java EE disseram que estavam determinados a fazer tudo o que estivesse ao seu alcance para “salvaguardar os interesses da comunidade Java EE”.

Eles tinham publicado para esse propósito um plano de ação que planejava continuar até certo ponto o desenvolvimento do Java EE. Isso inclui o trabalho em recursos que deveriam estar no Java EE 8. O grupo de fãs da plataforma apresentava recursos de segurança, Java Message Service e Jax-RS. E isso, trabalhando em colaboração com fornecedores como a Red Hat, IBM,

Como obter Alibaba Dragonwell 8.0?

Este JDK está disponível para os entusiastas que querem saber um pouco mais sobre isso ou implementá-lo em seus servidores.

É importante mencionar que o Alibaba Dragonwell JDK só é compatível com a plataforma Linux em arquiteturas x86 e x64 no momento.

Para os sistemas RHEL, CentOS e AliOSo seguinte repositório pode ser adicionado.

No caso do CentOS, nós adicionamos com:

curl -o /etc/yum.repos.d/CentOS-Base.repo http://mirrors.aliyun.com/repo/Centos-7.repo

E instale com:

sudo yum install dragonwell-8

Agora, apenas para ativar o Alibaba Dragonwell JDK para o seu aplicativo, você precisa configurar o JAVA_HOME para apontar para o diretório de instalação do Alibaba Dragonwell.

Para outros sistemas você deve baixar o JDK do Github, o link é esse.

As instruções para a implementação do Alibaba Dragonwell 8.0, bem como mais informações sobre o mesmo, podem ser encontradas no seguinte link.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile