AlmaLinux 9 lançado oficialmente

A AlmaLinux OS Foundation anunciou que o AlmaLinux 9 já está disponível para download e, portanto, foi lançado oficialmente. Assim, esta é a versão mais recente desta popular alternativa ao CentOS derivada do código-fonte do Red Hat Enterprise Linux.

Alimentado pela série de kernel Linux 5.14 LTS e baseado e totalmente compatível com o sistema operacional Red Hat Enterprise Linux 9 recém-lançado, o AlmaLinux 9 está aqui como o primeiro lançamento do AlmaLinux que deriva do CentOS Stream através do RHEL.

O AlmaLinux 9 apresenta novas funcionalidades que facilitam a automatização e implantação em escala. Além disso, há:

  • aprimoramentos de rede para nuvem e edge por meio da adição de mais métricas de desempenho no Web Cockpit;
  • acesso a informações para identificar gargalos, a capacidade de aplicar patches live do kernel dentro do Web Cockpit;
  • exportação de dados mais fácil para ferramentas de análise de dados e relatórios como o Grafana;
  • bem como a capacidade de criar imagens por meio de um único nó de compilação.

AlmaLinux 9 lançado oficialmente

Esta versão também torna o AlmaLinux um sistema operacional mais seguro por meio de criptografia superior e melhorias na velocidade do SELinux, juntamente com a capacidade de usar autenticação de cartão inteligente para acessar hosts remotos, perfis de segurança adicionais para ajudar a alcançar a conformidade com padrões como PCI-DSS e HIPAA, mais detalhes de log do SSSD, suporte ao OpenSSL 3 e desativação do login de senha de root SSH por padrão.

Para desenvolvedores de aplicativos, o AlmaLinux 9 traz algumas das melhores e mais recentes tecnologias GNU/Linux, incluindo GCC 11 como o compilador de sistema padrão, Python 3.9 com suporte a fuso horário adequado, atualização de dicionário, um novo analisador de alto desempenho, operadores de mesclagem e nova string funções, bem como GNU C Library 2.34, e as versões mais recentes dos compiladores LLVM, Rust e Go.

Você pode baixar o AlmaLinux 9 agora mesmo no site oficial como imagens ISO para as arquiteturas de 64 bits (x86_64), AArch64 (ARM64), PowerPC 64 bits Little Endian (ppc64le) e IBM System z (s390x). As imagens de base universal AlmaLinux também estão disponíveis como sabores padrão, micro, mínimo e init com um mecanismo de contêiner Podman atualizado e cgroup2 por padrão. Live ISOs também estão disponíveis aqui com os desktops GNOME, KDE Plasma ou Xfce.

Além disso, aqueles que desejam migrar do CentOS Linux ou Red Hat Enterprise Linux para o AlmaLinux podem usar o Projeto ELevate, uma iniciativa de código aberto projetada para ajudar os usuários a realizar migrações entre diferentes distribuições baseadas no Red Hat Enterprise Linux. Mais detalhes podem ser encontrados aqui.

Via 9to5Linux

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile