AlmaLinux descobre o caminho a seguir após a alteração da política de código-fonte do RHEL

Confira as novidades desta distribuição Linux que surgiu para substituir o antigo CentOS.

AlmaLinux, a popular distribuição orientada para a comunidade que foi estabelecida após a decisão da Red Hat de descontinuar o desenvolvimento no CentOS (não-Stream) e é apoiada pela AMD e outras organizações, está tentando traçar seu caminho seguindo a última curva da Red Hat.Ontem foi o anúncio da Red Hat agora limitando o acesso às fontes do RHEL. Portanto, o AlmaLinux descobre o caminho a seguir após a alteração da política de código-fonte do RHEL.

O RHEL está limitando suas fontes públicas ao CentOS Stream, enquanto aqueles que desejam o código-fonte exato do RHEL precisarão obtê-lo por meio do Red Hat Customer Portal.

Ontem, a RedHat anunciou outra grande mudança que afeta todas as reconstruções e forks do Red Hat Enterprise Linux. No futuro, a Red Hat lançará apenas o código-fonte dos RPMs RHEL por trás do portal do cliente . Como todos os clones do RHEL dependem das fontes que estão sendo publicadas, isso está causando interrupções em todo o ecossistema da Red Hat, mais uma vez.

Um rápido resumo: como obtemos fontes RPM está sendo forçado a mudar.

No final da semana passada, um de nossos membros do SIG de construção notou que algumas atualizações do Red Hat 8 não foram publicadas no git.centos.org como deveriam. Eles presumiram que era um bug e abriram um relatório apropriado , mas com o passar dos dias sem resolução, sabíamos que algo estava acontecendo. Esta manhã recebemos nossa resposta:

A Red Hat decidiu continuar a usar o portal do cliente para compartilhar o código-fonte com nossos parceiros e clientes, tratando o CentOS Stream como o local para colaboração com a comunidade.

Essa mudança significa que nós, como construtores de um clone do RHEL, agora seremos responsáveis por seguir o licenciamento e os acordos existentes nas interfaces da Red Hat, além de seguir as licenças incluídas nas fontes de software. Infelizmente, da maneira que entendemos hoje, os acordos de interface do usuário da Red Hat indicam que a republicação de fontes adquiridas por meio do portal do cliente seria uma violação desses acordos.

AlmaLinux descobre o caminho a seguir após a alteração da política de código-fonte do RHEL

A AlmaLinux divulgou uma declaração confirmando que o Red Hat Customer Portal realmente restringe sua capacidade de reproduzir suas compilações RHEL 1:1 como fazem agora:

Essa mudança significa que nós, como construtores de um clone do RHEL, agora seremos responsáveis por seguir o licenciamento e os acordos que estão em vigor nas interfaces da Red Hat, além de seguir as licenças incluídas nas fontes de software. Infelizmente, a maneira como entendemos hoje, os acordos de interface do usuário da Red Hat indicam que a republicação de fontes adquiridas por meio do portal do cliente seria uma violação desses acordos.

A AlmaLinux também não está interessada em ser um downstream do CentOS Stream, mas gostaria de continuar fornecendo compilações gratuitas e compatíveis com binários do Red Hat Enterprise Linux.No curto prazo, eles se concentrarão em fornecer atualizações de segurança para o AlmaLinux por meio do rastreamento das alterações do CentOS Stream e do Oracle Linux. Mas, a longo prazo, eles trabalharão com outros downstreams e parceiros do RHEL para encontrar um caminho adequado a seguir.Mais detalhes através da declaração em AlmaLinux.org.

TAGGED:
Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile