Notícias

12/11/2021 às 15:30

5 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

AlmaLinux OS 8.5 lançado com novos repositórios e perfis SCAP

AlmaLinux OS 8.5 lançado com novos repositórios e perfis SCAP

Não demorou muito e o sucessor do CentOS acaba de seguir os passos da Red Hat e lançou a versão AlmaLinux OS 8.5 com novos repositórios e perfis SCAP. A distribuição Linux tem como base o sistema operacional Red Hat Enterprise Linux 8.5. Portanto, o AlmaLinux OS 8.5 agora está oficial e geralmente disponível para download.


Assim, o AlmaLinux OS 8.5 baseia-se nas mudanças que a Red Hat implementou em seu lançamento Red Hat Enterprise Linux 8.5, e também adiciona dois novos repositórios, incluindo ResilientStorage e Plus, bem como novos perfis do Guia de Segurança OpenSCAP, incluindo um novo perfil alinhado com o Australian Cyber Security Center Information Security Manual (ACSC ISM), um novo perfil STIG compatível com o servidor com instalações GUI e um novo perfil de alto nível da Agência Nacional de Segurança Francesa (ANSSI).

Além disso, o perfil AlmaLinux do Centro de Segurança da Internet (CIS) foi reorganizado em quatro perfis diferentes, incluindo Estação de Trabalho Nível 1, Estação de Trabalho Nível 2, Servidor Nível 1 e Servidor Nível 2 e o Guia de Implementação Técnica de Segurança (STIG) o perfil de segurança foi atualizado para a versão V1R3.

AlmaLinux OS 8.5 lançado com novos repositórios e perfis SCAP

AlmaLinux OS 8.5 lançado com novos repositórios e perfis SCAP

Entre outras mudanças, o AlmaLinux OS agora escolherá automaticamente o espelho mais próximo ao instalar o sistema operacional no modo de instalação de rede.

Claro, você encontrará muitos componentes atualizados, incluindo GCC 11, LLVM 12.0.1, Rust 1.54.0, Go 1.16.7, PHP 7.4.19, Ruby 3.0, Node.js 16, Squid 4.15 , Mutt 2.0.7 e nginx 1.20.

Além de todas essas mudanças, você também encontrará muitas melhorias e novos recursos para aplicativos em contêiner, novas funções de sistema, suporte Network Time Security (NTS) para NTP, suporte para OpenJDK 17 e outras mudanças do Red Hat Enterprise Linux 8.5.

Você pode baixar o AlmaLinux OS 8.5 agora mesmo do site oficial para sistemas de 64 bits (x86_64) e ARM64 (AArch64), incluindo computadores Raspberry Pi. Variantes completas, mínimas e de inicialização estão disponíveis para download. No entanto, os usuários existentes podem seguir as instruções de atualização nas notas de versão para atualizar suas instalações do AlmaLinux OS 8.4 para 8.5.

E então, será que esta versão gratuita do Red Hat Enterprise Linux vale mesmo a pena? Pelo menos em matéria de rapidez, eles estão entregando rapidamente as novas versões, principalmente quando isso é comparado com o antigo CentOS que se transformou em CentOS Stream.

Faça o download do AlmaLinux OS 8.5

Via 9to5Linux

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.