AlmaLinux OS 9.2 e Rocky Linux 9.2 já estão disponíveis!

Conheça excelentes alternativas gratuitas ao RHEL 9.2

Jardeson Márcio
3 minutos de leitura

Na semana passada, foi lançado o sistema operacional Red Hat Enterprise Linux 9.2 da Red Hat, agora, o AlmaLinux OS 9.2 e o Rocky Linux 9.2 agora estão disponíveis para download como alternativas gratuitas para RHEL e CentOS Stream 9.

AlmaLinux OS 9.2 e Rocky Linux 9.2

Com base no lançamento do Red Hat Enterprise Linux 9.2, tanto o AlmaLinux OS 9.2 (codinome “Turquoise Kodkod”) quanto o Rocky Linux 9.2 trazem praticamente os mesmos novos recursos e melhorias implementadas pela Red Hat em seu lançamento upstream.

Os novos recursos incluem suporte para tamanhos de página de 64k para a arquitetura ARM, que permite a implantação do sistema operacional em mais hardware e maximiza o desempenho de cargas de trabalho de grandes conjuntos de dados, recursos expandidos de funções do sistema para permitir que você automatize ainda mais tarefas de gerenciamento, novo sistema Podman função e melhorias nos fluxos de aplicativos.

almalinux-os-9-2-e-rocky-linux-9-2-ja-estao-disponiveis

Tanto o AlmaLinux OS 9.2 quanto o RockyLinux 9.2 vêm com várias alterações relacionadas à segurança, como uma nova regra para encerramento de sessão ociosa para SCAP (Security Content Automation Protocol).

Eles também atualizam a estrutura de criptografia automatizada Clevis para aceitar tokens externos e adiciona suporte para vários CA arquivos para o log criptografado por TLS do Rsyslog. Além disso, os privilégios Rsyslog foram limitados para minimizar a exposição da segurança, a estrutura fapolicyd foi atualizada para fornecer filtragem do banco de dados RPM e vários pacotes orientados à segurança foram atualizados, incluindo OpenSSL 3.0.7, SELinux 3.5, OpenSCAP 1.3.7, SCAP Security Guide 0.1.66 e Keylime 6.5.2.

Mais adições

O AlmaLinux OS 9.2 vem com um certificado AlmaLinux EV Code Sign Secure Boot atualizado. Rocky Linux 9.2 traz um Container Universal Base Image atualizado para ser mais semelhante às imagens upstream RHEL UBI, permite Wayland por padrão para GPUs Aspeed, adiciona suporte inicial para GPUs Intel ARC, melhora o suporte para aplicativos Flatpak, atualiza o WireGuard VPN para trabalhar com SELinux e adiciona a nfsraheadferramenta para definir o read_ahead_kbparâmetro em montagens NFS.

Se você está procurando uma alternativa gratuita para a série de sistemas operacionais Red Hat Enterprise Linux 9 ou CentOS Stream 9, você pode baixar AlmaLinux OS 9.2 ou Rocky Linux 9.2 de seus sites oficiai. As imagens de instalação são fornecidas para arquiteturas de 64 bits (x86_64), AArch64 (ARM64), PowerPC 64 bits Little Endian (ppc64le) e IBM System z (s390x).

Essas são excelentes distribuições que você pode ter em sua máquina!

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.