Notícias

05/11/2021 às 10:00

5 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Alphabet cria setor de DeepMind focado no uso de IA para a descoberta de remédios

Uma nova subsidiária da Alphabet se concentrará em realizar a descoberta de medicamentos por meio de uma abordagem baseada em IA.

As melhores ofertas de software da Black Friday 2021: obtenha o Windows 10 Pro por 11€ e atualize para o Windows 11 Pro gratuitamente!

A Alphabet, empresa que controla o famoso serviço do Google, acaba de dar um passo importante em relação à Inteligência Artificial. A empresa acaba de anunciar um setor de Deepmind focado no uso de IA para a descoberta de remédios. A ideia é ajudar no desenvolvimento de novos medicamentos para as mais diversas doenças. A Alphabet criou uma nova subsidiária chamada Isomorphic Labs que se concentrará no uso de processos de IA para desenvolver novos medicamentos.

Um desdobramento da Deepmind, outra subsidiária de IA da Alphabet, a ideia do Isomorphic Labs surgiu depois que o sistema de IA da Deepmind AlphaFold 2 resolveu um desafio de dobramento de proteínas de 50 anos ao prever a estrutura 3D de uma proteína diretamente de sua sequência de aminoácidos para o nível atômico precisão. 

Após essa descoberta, o fundador e CEO do Deepmind and Isomorphic Labs, Demis Hassabis, disse que agora acredita que as técnicas e métodos de IA se tornaram poderosos e sofisticados o suficiente para serem aplicados a problemas do mundo real, incluindo a própria descoberta científica.

Alphabet cria setor de DeepMind focado no uso de IA para a descoberta de remédios

Em uma postagem no blog, Hassabis disse que a missão da empresa seria “reimaginar todo o processo de descoberta de drogas do zero com uma abordagem que prioriza a IA … e, em última análise, encontrar curas para algumas das doenças mais devastadoras da humanidade”.

“A pandemia trouxe à tona o trabalho vital que cientistas e clínicos brilhantes fazem todos os dias para entender e combater as doenças. Acreditamos que o uso básico de métodos computacionais e de IA de ponta pode ajudar os cientistas a levar seu trabalho para o próximo nível, e acelerar maciçamente o processo de descoberta de drogas”, disse Hassabis.

Acredito que estamos à beira de uma incrível nova era de pesquisa biológica e médica. No ano passado , o revolucionário sistema AI da DeepMindAlphaFold2, foi reconhecido como uma solução para o grande desafio de enovelamento de proteínas de 50 anos, capaz de prever a estrutura 3D de uma proteína diretamente de sua sequência de aminoácidos com precisão de nível atômico. Este foi um momento decisivo para os métodos computacionais e de IA para a biologia.

Durante a fase inicial das operações do Isomorphic Lab, Hassabis será seu CEO para ajudar a facilitar a colaboração entre a nova subsidiária e a Deepmind. Ele acrescentou que isso também ajudaria a definir a estratégia, visão e cultura da Isomorphic Labs. 

A empresa está atualmente procurando contratar pessoas com experiência em IA, biologia, química medicinal, biofísica e engenharia.

Via ZDNet

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
×