Alpine Linux 3.18 lançado com Linux 6.1 LTS e Musl Libc 1.2.4

Sistema possui suporte experimental para instalações autônomas.

Claylson Martins
4 minutos de leitura

O Alpine Linux 3.18 foi lançado como o mais novo lançamento de recurso para esta distribuição Linux leve construída com musl libc e Busybox, sendo popular para casos de uso incorporados e de contêiner.

A equipe de desenvolvimento do Alpine Linux anunciou o lançamento e a disponibilidade do Alpine Linux 3.18 como a última versão estável para esta distribuição Linux orientada para a segurança usando musl, BusyBox e OpenRC em vez das tecnologias GNU mais comumente usadas.

O Alpine Linux 3.18 traz uma série de atualizações de pacotes, incluindo o kernel Linux 6.1 LTS, musl libc 1.2.4, Python 3.11, Ruby 3.2, GNOME 44 e desktops KDE Plasma 5.27, Golang 1.20, Rust 1.69 e várias outras atualizações de pacotes.

Alpine Linux 3.18 lançado com Linux 6.1 LTS e Musl Libc 1.2.4

Algumas das outras alterações a serem encontradas no Alpine Linux 3.18 incluem os módulos do kernel do Linux agora sendo assinados (mas os módulos verificados não são aplicados por padrão), vinculação de pacotes com DT_RLR para x86/x86_64/PPC64LE para reduzir tamanhos de pacotes binários e musl libc agora equipado com suporte de fallback TCP no resolvedor de DNS.Downloads e mais detalhes sobre o Alpine Linux 3.18 via AlpineLinux.org.

Mais detalhes

Chegando cinco meses e meio após o Alpine Linux 3.17, o lançamento do Alpine Linux 3.18 é alimentado pela série de kernel Linux 6.1 LTS com suporte de longo prazo, que vem com módulos de kernel assinados.

Os desenvolvedores observam o fato de que os módulos de kernel verificados não são aplicados por padrão, o que significa que os módulos de terceiros com AKMS (Alpine Kernel Module Support) ainda funcionarão.

O Alpine Linux 3.18 também é alimentado pela biblioteca padrão musl libc 1.2.4 C, que vem com um fallback TCP no resolvedor de DNS. Também incluídos nesta versão estão Python 3.11, Ruby 3.2, Node.js 20.1, Go 1.20 e Rust 1.69.

Os desenvolvedores observam o fato de que o Alpine Linux 3.18 envia arquivos pré-compilados em Python no formato pyc em pacotes separados. Os usuários podem evitar a instalação desses pacotes se quiserem economizar espaço executando o comando apk add !pyc.

Mais mudanças

Outra mudança interessante nesta versão é o suporte experimental para instalações autônomas por meio do bootstrapper de nuvem minúscula, que executa tarefas críticas de inicialização para instâncias de nuvem durante sua primeira inicialização.

Por último, mas não menos importante, todos os pacotes incluídos na nova versão do Alpine Linux para arquiteturas de 64 bits (x86_64), 32 bits (x86) e PowerPC Little Endian de 64 bits (ppc64le) foram vinculados com DT_RELR , o que deve reduzir o tamanho dos binários compilados.

Para aqueles que desejam a instalação do Alpine Linux com um ambiente de desktop popular, eles também devem saber que esta versão oferece suporte para os últimos lançamentos de desktop GNOME 44 e KDE Plasma 5.27 LTS.

Você pode baixar o Alpine Linux 3.18 agora mesmo no site oficial como edições Standard, Extended, Netboot, Raspberry Pi, Generic ARM e Mini Root Filesystem para 64 bits (x86_64), AArch64 (ARM64), ARMv7, 32 bits (x86 ), arquiteturas PowerPC Little Endian de 64 bits (ppc64le) e IBM System z (s390x).

Os usuários existentes do Alpine Linux poderão atualizar suas instalações usando o sistema de gerenciamento de pacotes padrão executando o comando:

Terminal
apk upgrade --available
Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.