Alpine Linux 3.20 vem com KDE Plasma 6 e suporte para RISC-V 64-Bit

Esta versão também adiciona suporte para a mais recente série de ambientes de desktop GNOME 46.

A distribuição Alpine Linux 3.20 vem com KDE Plasma 6 e suporte para RISC-V 64-Bit. Esta versão também adiciona suporte para a mais recente série de ambientes de desktop GNOME 46.

A equipe do Alpine Linux anunciou o lançamento e a disponibilidade geral do Alpine Linux 3.20 como outra grande atualização para esta distribuição GNU/Linux independente e orientada à segurança.

Chegando cinco meses e meio após o Alpine Linux 3.19, a versão Alpine Linux 3.20 ainda é alimentada pela série de kernel Linux 6.6 LTS suportada a longo prazo e introduz suporte inicial para a arquitetura RISC-V de 64 bits, bem como suporte para as mais recentes séries de ambientes de desktop GNOME 46 e KDE Plasma 6.

Sob o capô, a nova versão do Alpine Linux tem componentes atualizados, incluindo LLVM 18, Node.js 20.10 LTS, Python 3.12, Ruby 3.3, Rust 1.78, Crystal 1.12, Go 1.22 e .NET 8.0. Ele também adiciona suporte para o compositor Wayland de mosaico Sway 1.9 e renomeia o pacote para .yqyq-go

Alpine Linux 3.20 lançado com suporte inicial para 64-Bit RISC-V, KDE Plasma 6

O Alpine Linux 3.20 está disponível para download agora mesmo no site oficial como as edições Standard, Extended, Netboot, Raspberry Pi, Generic ARM e Mini Root Filesystem para as arquiteturas de 64 bits (x86_64), AArch64 (ARM64), ARMv7, 32 bits (x86), PowerPC 64-bit Little Endian (ppc64le) e IBM System z (s390x).

Os usuários existentes do Alpine Linux podem atualizar suas instalações usando o sistema de gerenciamento de pacotes padrão executando o comando em um emulador de terminal ou console virtual.

Terminal
apk upgrade --available

Mais detalhes sobre as mudanças incluídas no Alpine Linux 3.20 estão disponíveis na página de anúncio de lançamento.

Alpine Linux é uma distribuição baseada em Linux leve e orientada para segurança baseada na biblioteca padrão musl C e na suíte de software BusyBox que fornece vários utilitários Unix em um único arquivo executável. Ele não tem um ambiente gráfico específico por padrão, permitindo que os usuários personalizem suas instalações completamente.

O Alpine Linux usa o OpenRC como o sistema init padrão, um sistema init baseado em dependência para sistemas operacionais do tipo Unix que mantém a compatibilidade com o sistema init fornecido pelo sistema.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile