Office no Linux? Saiba as alternativas ao Microsoft Office para Linux!

Office para Linux existe, e vamos ajudar você a instalar. No entanto, sabemos que para quem acabou de instalar o Linux, deve estar analisando o que faz. E claro, muita gente precisa de uma suíte de escritório. No entanto, temos muitas alternativas ao Microsoft Office para Linux e todas são gratuitas. E assim, vamos apresentar algumas delas.

Bom, se você quiser, também temos uma lista completa com os 50 aplicativos para Linux que você deveria conhecer.

Melhores alternativas para o Microsoft Office no Linux

LibreOffice, a melhor alternativa para o Office no Linux

O LibreOffice é uma das alternativas ao Microsoft Office mais popular no Linux, a suíte é conhecida por ser um diferencial em matéria de recurso, a suíte é mantida pela The Document Foundation. Além disso, também é padrão em muitas distribuições Linux ao redor do mundo. Se a sua distribuição já vem com o LibreOffice, você não precisa fazer nada, apenas aproveitar os recursos.

Mas, se por algum motivo você não quer usar o LibreOffice, há mais opções para você. No LibreOffice você terá alternativas para cada aplicativo, como o Writer alternativa ao Word, Calc alternativa ao Excel, Impress alternativa ao Powerpoint, LibreOffice Base alternativa ao Microsoft Access. O LibreOffice é gratuito e é uma das principais alternativas ao Microsoft Office no Linux. Para mais informações consulte o site brasileiro do LibreOffice.

Para instalar o LibreOffice no Ubuntu, Linux Mint e derivados execute os comandos abaixo. Lembre-se que o LibreOffice vem instalado por padrão no LibreOffice. Caso você tenha removido e queira reinstalar o comando é:

Terminal
sudo apt install libreoffice

Para instalar o LibreOffice no Fedora ou derivados, execute:

Terminal
sudo dnf install libreoffice

Para instalar o LibreOffice no Debian, execute:

Terminal
apt install libreoffice

Se você quiser instalar o LibreOffice no Linux e em qualquer distribuição temos um artigo. No entanto, a instalação é manual e é utilizado o código fonte direto da TDF.

Tida como segunda alternativa ao Microsoft Office no Linux, conheça o Calligra Suite

O Calligra Suite é conhecida por vir como padrão em algumas distribuições que priorizam aplicações do KDE. No entanto os recursos são básicos, você vai conseguir desempenhar o trabalho, mas nada comparado as suítes mais populares, no entanto é uma alternativa ao Microsoft Office no Linux sem nenhum dúvida. Assim, vale instalar e experimentar pois ele vai do gosto e da necessidade de cada um.

Os aplicativos são o Words alternativa ao Word, Sheets alternativa ao Excel e o Stage alternativa ao PowerPoint. O Calligra também é gratuito e esta disponível nos repositório oficiais das distribuições. Visite o site do Calligra e conheça um pouco mais.

Como instalar o Calligra no Linux

O processo de instalação do Calligra é simples. No entanto, você precisa instalar o aplicativo usando o Terminal ou buscar pelo nome Calligra na Central de programas da sua distribuição.

Para instalar o Calligra no Ubuntu, Linux Mint e derivados:

Terminal
sudo apt install calligra

Para instalar o Calligra Fedora

Terminal
sudo dnf install calligra -y

Para instalar o Calligra Arch Linux

Terminal
sudo pacman -S calligra

Para instalar o Calligra Debian

Terminal
apt install calligra

Para instalar no openSUSE, execute:

Terminal
sudo zypper addrepo https://ftp.gwdg.de/pub/opensuse/repositories/KDE:/Extra/openSUSE_Leap_15.3/ opensuse-kde-extra
sudo zypper install calligra

A alternativa ao Office no Linux mais leve, o WPS Office

O WPS Office é muito conhecido especialmente por ser a suite de escritório padrão na famosa distribuição Deepin. Além de ter muitos recursos como outras suítes de escritório para Linux, ele também tem um visual muito parecido com o produto da Microsoft. Sendo assim, ele pode ser uma alternativa ao Microsoft Office no Linux para aqueles que querem os recursos e também um visual que lembre um pouco o MS Office.

No passado, o WPS Office era chamado de Kingsoft Office, a uma versão gratuita e outra paga, mas nada que desabone o uso da versão gratuita. Inclusive há um armazenamento gratuito de 1 GB para todos os usuários, inclusive tenho utilizado-o para minhas apresentações em eventos e tem sido satisfatório. No WPS Office temos o Writer alternativa ao Word, Presentation alternativa ao PowerPoint e Spreadsheets alternativa ao Excel. Você pode saber mais sobre o WPS Office acessando o site do projeto.

Como instalar o WPS Office no Linux

O WPS Office para Linux está disponível para distribuições Linux .deb e .rpm. Isso quer dizer que o pacote .deb você pode instalar no Ubuntu, Linux Mint, Debian e derivados. Mas, o pacote .rpm pode ser instalado no Fedora, RHEL e derivados.

Instalando o WPS Office no Ubuntu Linux

Para instalar o WPS Office em distribuições baseadas no Ubuntu Linux, Debian, Linux Mint e derivados, execute os comandos abaixo. Primeiro vamos entrar na pasta Downloads, e depois baixar o arquivo para instalação.

Terminal
cd ~/Dowloads
wget -c https://wdl1.pcfg.cache.wpscdn.com/wpsdl/wpsoffice/download/linux/10702/wps-office_11.1.0.10702.XA_amd64.deb -O wps-office.deb

Agora, vamos executar o comando de instalação do WPS-Office:

Terminal
sudo dpkg -i wps-office.deb && sudo apt -f install

Instalando o WPS Office no Fedora, openSUSE e derivados

Para instalar no Fedora vamos utilizar o pacote rpm. Para isso, execute os comandos abaixo:

Terminal
cd ~/Dowloads
wget -c https://wdl1.pcfg.cache.wpscdn.com/wpsdl/wpsoffice/download/linux/10702/wps-office-11.1.0.10702.XA-1.x86_64.rpm -O wps-office.rpm

Agora, vamos para o comando de instalação:

Terminal
sudo dnf -y install wps-office.rpm

No openSUSE, execute:

Terminal
sudo zypper install wps-office.rpm

Apache OpenOffice

O Apache OpenOffice é de forma resumida, a suíte que deu origem ao LibreOffice, então digamos que amba suítes são irmãs. No entanto, no quesito recurso o LibreOffice esta muito a frente. Além do poder comunitário em aprimoramento e correções que são muito maiores.

No entanto, caso o LibreOffice não tenha lhe atendido até então, vale muito testar o Apache OpenOffice, os nomes dos aplicativos são os mesmos do LibreOffice, a aparência e estrutura muda pouca coisa. Para mais informações acesse o site do projeto.

Para instalar o Apache OpenOffice no Linux você vamos baixar o código-fonte e compilar. Lembrando que os comandos abaixo podem ser executados em qualquer distribuição Linux, mas com alguns detalhes para cada família.

Não recomendamos ter o LibreOffice e o Apache OpenOffice instalados na mesma distribuição. Caso tenha, remova o LibreOffice antes de seguir com a instalação!

Instalando o Apache OpenOffice no Ubuntu Linux

Para instalar no Ubuntu Linux, Linux Mint e Debian, execute os comandos abaixo:

Terminal
cd ~/Downloads
wget -c wget http://ufpr.dl.sourceforge.net/project/openofficeorg.mirror/4.1.11/binaries/pt-BR/Apache_OpenOffice_4.1.11_Linux_x86-64_install-deb_pt-BR.tar.gz -O openoffice.tar.gz

Agora, vamos descompactar e instalar:

Terminal
tar -vzxf openoffice.tar.gz
sudo dpkg -i pt-BR/DEBS/*.deb
sudo dpkg -i pt-BR/DEBS/desktop-integration/*.deb

Instalando o Apache OpenOffice no Fedora Linux, Mageia, OpenMandriva, openSUSE ou qualquer distribuição RPM

Terminal
cd ~/Downloads
wget -c wget http://ufpr.dl.sourceforge.net/project/openofficeorg.mirror/4.1.11/binaries/pt-BR/Apache_OpenOffice_4.1.11_Linux_x86-64_install-rpm_pt-BR.tar.gz -O openoffice.tar.gz

Agora, vamos descompactar e instalar:

Terminal
tar -vzxf openoffice.tar.gz
sudo rpm -i pt-BR/RPMS/*.rpm
sudo rpm -i pt-BR/RPMS/desktop-integration/*.rpm

OnlyOffice, a alternativa ao Microsoft Office no Linux que literalmente se parece com o Office!

O OnlyOffice é uma alternativa ao Microsoft Office no Linux que também vem ganhando público. Já faz algum tempo que assim como as suítes que citamos acima, o OnlyOffice também esta disponível nos repositórios oficiais das principais distribuições Linux. No entanto, o OnlyOffice tem compatibilidade com o Microsoft Office e com os formatos abertos (OpenDocument). No entanto, há disponibilidade apenas para testar por 30 dias, em seguida você terá que pagar pela licença, a não ser que você faça parte de uma organização sem fins lucrativos, aí neste caso você pode solicitar a gratuidade. Você pode obter mais informações no site do projeto.

Para instalar o OnlyOffice no Linux vamos usar o pacote snap distribuído pela própria empresa. No entanto, antes de executar os comandos é preciso ativar o suporte a pacontes Snaps. Mas, não se preocupe, siga o nosso guia passo a passo para instalar e ativar o suporte a pacotes snap em qualquer distribuição Linux. Além disso, há outro guia com os principais comandos para gerenciar pacotes snaps, que você também pode ler.

O comando para instalar o OnlyOffice no Linux é universal. Mas lembre-se que se não seguir a ativação do suporte com os links acima, não vai funcionar. No entanto, se você estiver utilizando o Ubuntu ou suas derivações, o suporte snap já está ativo por padrão.

Desta forma, execute o comando abaixo para instalar o OnlyOffice no Linux via Snap:

Terminal
snap install onlyoffice-desktopeditors

Pronto! Instalado, agora vá ao ambiente da sua distribuição e busque pelo OnlyOffice. No Ubuntu, basta pesquisar que logo ele será exibido.

Se não encontrar em lugar algum, execute o comando abaixo para executar a suíte:

Terminal
snap run onlyoffice-desktopeditors

Sobre escolher a melhor alternativa ao Microsoft Office para Linux

O Microsoft Office é sem dúvida a suíte de escritório mais popular no mundo inteiro, no entanto, nem todos temos condições financeiras para arcar com os custos de licenciamento. Ao mesmo tempo, não podemos olhar para as outras suítes como quebra galhos. No entanto, como de fato um concorrente a altura que vai dar conta do serviço.

Além disso, existem outras alternativas para o Microsoft Office no Linux, mas destacamos as mais populares e que sabemos que vai dar conta dos trabalhos do cotidiano, como também dos mais específicos, basta que experimentemos cada suíte e decidir qual delas utilizar.

Se me permite, atualmente estou usando o LibreOffice e WPS Office e tenho me surpreendido com os recursos. Espero ter ajudado você a tomar a decisão e também ter dado opções para escolha.

Share This Article
Follow:
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.
Sair da versão mobile