Amarok Linux lança versão 3.4.1

Claylson Martins
3 minutos de leitura

A distribuição brasileira Amarok Linux acaba de anunciar a chegada da versão 3.4.1 com muitas novidades importantes. Entre os principais destaques deste lançamento temos a adição de dois novos desktops, KDE Plasma e LXQt.

O Amarok é uma distribuição GNU/Linux para desktops atualmente baseada no Debian 11 (‘Bullseye’). Ele é fornecido com quatro Desktops: XFCE, GNOME, Cinnamon e MATE, que proporcionam uma dinâmica de usabilidade e claro, uma diversidade de escolha ao usuário, desde o desktop mais clássico até o mais moderno.

O repositório Debian é a principal base para obter atualizações e novos softwares. Além disso, o Amarok vem com seu próprio repositório de software para atualizar os aplicativos e também poder oferecer novos aplicativos ao sistema.

Temos o orgulho em anunciar o lançamento da nova versão do Amarok Linux, que traz diversas novidades!

Amarok Linux lança versão 3.4.1. Vejam a seguir os principais destaques:

KDE Plasma

O Amarok Linux com KDE Plasma 5.24.5 é a mais recente versão LTS deste Desktop. Além disto, desta vez, ele tem ainda mais melhorias no Plasma Wayland, além de muitas correções de bugs. Pela numeração, é possível concluir que esta é a quinta atualização de manutenção da mais recente e melhor série de ambientes de desktop KDE Plasma 5.24 LTS.

Esta versão do Amarok Linux conta com uma base estável e com toda segurança que o Debian proporciona, por ser baseado no Debian Bullseye 11.

Nesta versão, temos o pacote de estilos, chamado Look & Feel, personalizado com cores, temas e ícones, além do sddm, que é o gerenciador de login totalmente personalizado ao estilo do Amarok.

Amarok Linux lança versão 3.4.1

LXQt

O segundo desktop introduzido ao portfólio foi o LXQt, em sua mais recente versão, a 1.1.0. Esta versão está bem estável e fácil de usar, além de ser recomendado para computadores e/ou notebooks bem modestos, pois seu consumo é bem baixo em relação aos demais desktops.

Amarok Linux lança versão 3.4.1

Instalador Calamares

Outra melhoria foi no Calamares (Instalador do Amarok), que agora é possível instalar o sistema sem a necessidade de estar conectado à internet, do qual vai facilitar os usuários caso não tenham uma conexão boa ou que estejam longe do acesso da mesma no momento da instalação!

Novidades mais importantes do novo Amarok Linux

  • KDE Plasma 5.24.5 LTS
  • LXQt 1.1.0
  • Navegador Firefox 101.0
  • Kernel 5.10.0-14
  • Calamares 3.2.55

Novos Aplicativos

Foram adicionados 2 novos aplicativos ao repositório, OnlyOffice e o Navegador LibreWolf. Para isso, confira a publicação neste link para saber mais sobre as novidades.

Download

Para baixar o Amarok Linux 3.4.1, basta acessar o link abaixo e escolher a sua versão de Desktop preferida:

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.