Amazon enfrenta processo por privar funcionários de intervalo de almoço

Imagem: Acepg

A Amazon está enfrentando um processo que alega que um dos centros de atendimento da empresa na Califórnia não ofereceu os intervalos de refeição exigidos para os funcionários. O processo foi movido para o tribunal federal, já que os advogados buscam o status de ação coletiva.

Apresentado pela primeira vez no Tribunal Superior do Condado de San Francisco em fevereiro, o caso foi removido para o Tribunal Distrital dos EUA na Califórnia, Distrito Norte na sexta-feira. Lovenia Scott, ex-funcionária do depósito de Vacaville, Califórnia, alega que a empresa não programou os intervalos de 30 minutos para as refeições dos trabalhadores. Quando faziam os intervalos para refeição, os trabalhadores deveriam monitorar seus walkie-talkies em caso de problemas no chão, o que às vezes reduzia o tempo de descanso, afirma o processo.

Processos enfrentados pela Amazon

Além da questão do horário de almoço, uma outra por pagar aos trabalhadores pelo tempo que passam esperando os empregadores quando estão fora do horário de trabalho também surgiu em outros casos. A Suprema Corte decidiu em 2014 que os trabalhadores da Amazon em um depósito em Nevada não tinham direito a pagar pelo tempo que passaram esperando para ter suas malas revistadas depois de bater o ponto, mas antes de deixar o prédio.

No início deste mês, em um caso separado, a Amazon e um empreiteiro independente com quem trabalhava na Califórnia foram multados em US $ 6,4 milhões (algo em torno de R$ 37 mi) por roubo de salário pelo California Labor Commission Office. A investigação estadual naquele caso descobriu que a Green Messengers, a subcontratada da Amazon, pagava mal aos motoristas, programando-os por dia de 10 horas, mas com uma carga de trabalho que obrigava os motoristas a pular as pausas para refeição e descanso.

O The Verge ainda cita que, devido à forma como os intervalos para refeição eram organizados em Vacaville, afirma Scott, muitos trabalhadores faziam seus intervalos ao mesmo tempo. Filas se formariam no sistema de computador, onde os funcionários passavam seus crachás para marcar o tempo do intervalo, o que significa que aqueles no final da fila viram seus intervalos encurtados enquanto esperavam sua vez. O processo de Scott também diz que os turnos eram “cronicamente insuficientes”, o que impedia alguns funcionários de fazer pausas curtas de descanso de 10 minutos para terminar seu trabalho a tempo.

Além disso, os trabalhadores não foram compensados pelo uso de seus telefones celulares pessoais para realizar tarefas de trabalho, afirma a ação. Scott, que trabalhou no depósito de Vacaville de outubro de 2016 a janeiro de 2019, também diz que a Amazon falhou em pagar seu salário final em dia.

A Amazon não respondeu a um pedido de comentário no sábado.

Com informações de: The Verge
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Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
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