Amazon pretende competir com SpaceX Starlink lançando satélites de internet

Hoje, a Amazon planeja lançar 3.236 microssatélites na órbita baixa da Terra. A empresa quer construir uma Internet baseada no espaço e fornecer serviços de acesso à rede a partir do espaço. A Amazon pretende competir com SpaceX Starlink lançando esses satélites de internet.

Projeto Kuiper

A Amazon chama esse projeto de “Projeto Kuiper”. Em abril, a Amazon assinou contratos multibilionários com três entidades diferentes. Todos esses contratos se concentram nas empresas que ajudam a Amazon a lançar satélites Kuiper. Isso inclui a Blue Origin, do fundador da Amazon, Jeff Bezos, a United Launch Alliance e a Arianespace da Europa. Este é o maior negócio de foguetes na história da indústria aeroespacial comercial.

“De muitas maneiras, esta é a resposta e competição da Amazon a Elon Musk e sua rede SpaceX Starlink”, disse o repórter espacial Michael Sheetz. A Amazon lançou o “Projeto Kuiper” pela primeira vez em 2019. No entanto, o último anúncio da empresa adiciona algum ímpeto ao projeto.

A Starlink Internet da SpaceX já tem cerca de 2.000 satélites em órbita baixa da Terra, atendendo cerca de 250.000 assinantes. Anteriormente, a Comissão Federal de Comunicações dos EUA (FCC) aprovou a SpaceX para lançar um total de 12.000 satélites.

Por outro lado, a Amazon ainda não lançou nenhum satélite, mas ainda pode ser um participante significativo nesse campo em que a empresa está entrando hoje. A Amazon tem crescido muitos nos últimos anos e, pode conseguir bos números no futuro, nesse novo campo também.

Amazon entrando no ramo de internet via satélite

Estima-se que 37% da população mundial nunca usou a Internet. Além disso, 96% deles vivem em países em desenvolvimento, segundo a União Internacional de Telecomunicações, parte das Nações Unidas. Juntamente com o Facebook e o Google, a Amazon se junta ao grupo de gigantes da tecnologia que investem no desenvolvimento de infraestrutura digital para dar suporte a seus principais serviços.

“A Amazon é conhecida como a empresa de tudo, mas é difícil ter a empresa sem internet”, disse Henry. “A área de crescimento mais rápido da Amazon é seu serviço de nuvem AWS. Para apoiá-lo, a empresa construiu uma enorme quantidade de infraestrutura de internet, incluindo hubs de dados e redes de fibra ótica.”

Caleb Henry, analista sênior da Quilty Analytics disse que o espaço é uma “extensão muito natural dos negócios de dados e negócios de consumo da Amazon, fornecendo bens, eletrônicos e recursos para pessoas em todo o mundo”. Vai levar algum tempo para a Amazon chegar perto do nível da SpaceX. No entanto, esta é uma indústria muito aberta com muitas oportunidades para explorar.

Via: Gizchina

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Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
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