Ambiente de desktop GNOME 46 previsto para lançamento em 20 de março de 2024

Claylson Martins
3 minutos de leitura

Ambiente de desktop GNOME 46 previsto para lançamento em 20 de março de 2024. O GNOME 46 será apelidado de “Kathmandu” em homenagem à cidade anfitriã do evento GNOME.Asia 2023.

Com o GNOME 45 lançado e já atingindo os repositórios de software estáveis de algumas das distribuições de lançamento mais populares, é hora dos desenvolvedores do GNOME concentrarem seus esforços no próximo grande lançamento deste ambiente de desktop Linux amplamente utilizado, o GNOME 46.

O proeminente desenvolvedor do GNOME, Michael Catanzaro, anunciou o cronograma de lançamento da próxima série de ambientes de desktop GNOME 46, que sugere uma data de lançamento final “definida” para 20 de março de 2024.

Ambiente de desktop GNOME 46 previsto para lançamento em 20 de março de 2024

O ciclo de desenvolvimento do GNOME 46 provavelmente começará daqui a alguns dias, mas a primeira versão de testes estará disponível no início do próximo ano. Sem mais delongas, aqui estão os principais marcos do cronograma de lançamento do GNOME 46:

  • GNOME 46 Alfa – 6 de janeiro de 2024
  • GNOME 46 Beta – 10 de fevereiro de 2024
  • Candidato a lançamento do GNOME 46 – 2 de março de 2024
  • Final do GNOME 46 – 20 de março de 2024

Claro, é muito cedo para falar sobre os novos recursos e grandes mudanças no ambiente de área de trabalho GNOME 46, mas tenho esperança de ver o tão esperado suporte integrado para cores de destaque e o novo e não convencional sistema de gerenciamento de janelas que usa um comportamento de mosaico.

Ambiente de desktop GNOME 46 previsto para lançamento em 20 de março de 2024

Também espero que o GNOME 46 finalmente traga pelo menos algumas opções básicas de personalização da área de trabalho, como a capacidade de ocultar ou tornar transparente a barra superior ou mover o painel da Visão Geral de Atividades para a área de trabalho principal. Dessa forma, não teremos que depender de desenvolvedores de extensões para atualizar suas extensões quando uma nova versão principal for lançada.

O GNOME 46 terá o codinome “Kathmandu”, em homenagem à cidade-sede do evento GNOME.Asia 2023, que será realizado ainda este ano entre 1 e 3 de dezembro de 2023, em Katmandu, Nepal, no St.

Claro, vou manter vocês atualizados com todas as principais mudanças que ocorrerão no GNOME 46 durante seu ciclo de desenvolvimento de seis meses. Até então, temos um novo lançamento importante para desfrutar, o GNOME 45, que será a estrela de alguns lançamentos de distros populares ainda este ano, incluindo o Fedora Linux 39 e o Ubuntu 23.10.

Fonte 9to5Linux

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.