AMD compromete-se a acelerar suporte de drivers gráficos para o kernel Linux

2020 será o ano do Linux? Bem, nos últimos três meses, surgiram várias notícias sobre o suporte ao sistema. Por exemplo, o antivírus anunciado pela Microsoft para Linux e as soluções Azure Sphere para IoT baseadas no Linux ou o mais recente código Zen 3 da AMD para a décima nona linha de drivers gráficos da mesma. Este é mais um passo da AMD para conquistar o mercado de drivers gráficos de código aberto.

A comunidade de código aberto está se movendo rapidamente junto com as partes interessadas. E o recente anúncio de emprego da AMD para o desenvolvedor de kernel Lead Linux é um sucesso. A planeja conquistar o mercado de drivers gráficos de código aberto para Linux.

AMD compromete-se a acelerar suporte de drivers gráficos para o kernel Linux

A AMD já está trabalhando para melhorar a eficiência energética e o desempenho do processo com sua nova técnica de litografia EUV no processador baseado na arquitetura Zen 3. Eles também contratam especialistas com experiência em programação na arquitetura x86 ou ARM nos modos kernel e usuário no Linux.

Portanto, a AMD tem como objetivo principal projetar e manter um driver gráfico AMDGPU para Linux. Assim, a descrição do trabalho exige que um candidato tenha experiência em programação de GPU em OpenCL, CUDA ou HIP.

Drivers gráficos AMD e Linux

Definitivamente, isso marcará o desenvolvimento rápido e dedicado do conjunto de drivers de código aberto Linux para o suporte ao produto GPU e APU da AMD.

Se você olhar para o concorrente, a NVIDIA lançou recentemente um novo driver estável na série 440 de longa duração com suporte ao kernel 5.6. O novo driver suporta principalmente duas unidades de processamento gráfico da NVIDIA, GeForce MX330 e GeForce MX350.

Porém, as estatísticas também mostram que a AMD está vendendo mais GPUs do que a Nvidia e que a AMD é a predileta dos jogadores, com 25,17% de usuários de Linux que usam processadores AMD.

Fossbytes

Além disso, a AMD também domina com a GPU de desktop de médio porte, a Radeon RX 5600 XT, que custa apenas US $ 279.

No geral, novas contratações refletem o interesse da AMD em aprimorar o suporte gráfico e sua influência. Para que, no final, sejam os usuários do Linux que tenham uma melhor experiência com as GPUs AMD.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile