Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

27/01/2021 às 11:04

5 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

AMD diz que vão faltar chips de videogame por mais seis meses

AMD diz que vão faltar chips de videogame por mais seis meses

A pandemia está provocando uma busca inédita por chips chips gráficos para PCs e consoles de jogos em todo o planeta. Isso significa que haverá escassez de oferta em muitos mercados até o primeiro semestre deste ano, de acordo com a grande fabricante de chips Advanced Micro Devices, mais conhecida pela sigla AMD.

“Tivemos algumas restrições de oferta ao encerrar o ano”, disse a CEO Lisa Su em uma teleconferência com analistas, após o relatório da empresa apresentar resultados mais fortes do que o esperado no quarto trimestre. 

A escassez de oferta foi principalmente no mercado de PCs, no segmento inferior, e nos mercados de jogos, disse Su. Dito isso, acho que estamos obtendo grande apoio de nossos parceiros de fabricação. A indústria precisa aumentar os níveis gerais de capacidade. E, portanto, vemos certo aperto durante a primeira metade do ano.

amd-radeon-rx-6900-xt-graphics-card.png
Placa de vídeo Radeon RX 6900 XT da AMD, lançada no último trimestre. A AMD afirma que a demanda por seus chips gráficos da série 6000 é três vezes maior que a demanda anterior pelos chips de jogos de última geração da empresa.AMD

AMD diz que vão faltar chips de videogame por mais seis meses

O chefe de comunicações corporativas da AMD, Drew Prairie, acrescentou alguns detalhes à discussão sobre a falta de fornecimento.

Esperamos que os bolsões de aperto permaneçam no segmento inferior do mercado de PCs e nessa categoria mais ampla de jogos ao longo do primeiro semestre do ano. Continuarão a haver alguns problemas de aperto durante a primeira metade do ano, à medida que mais oferta estiver disponível, acrescentou Prairie.

A AMD está enfrentando uma espécie de tempestade perfeita de oferta e demanda. Junto com os concorrentes, a empresa enfrenta escassez no fornecimento e processamento para a fabricação de chips, assim como a fornecedora Taiwan Semiconductor Manufacturing. Ao mesmo tempo, a demanda por GPUs de jogos mais recentes, como a Radeon 6000, lançada no último trimestre, tem sido maior do que a empresa esperava. 

Os chips Radeon 6000 “são nossas GPUs de ponta mais vendidas de todos os tempos”, disse Su na teleconferência, “com vendas no trimestre de lançamento três vezes maiores do que qualquer GPU anterior para jogos da AMD com preço acima de US$ 549”. 

Vendas aumentaram

As vendas da AMD em sua divisão de computação de cliente, incluindo GPUs para jogos, aumentaram 18%, ano a ano, para US$ 1,96 bilhão, representando 60% da receita da empresa no trimestre

O crescimento acima do esperado levou a um crescimento de receita de 45% no ano inteiro. A AMD previu um crescimento de receita de 37% este ano. Entretanto, esses problemas no fornecimento podem estar impedindo esse nível total de crescimento. Assim, tudo depende de quão rápido a AMD pode aumentar a produção com seus parceiros de fabricação.

ZDNet

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.